Finados: cemitérios fazem programação para a data

A população natalense e comerciantes já se movimentam em função do feriado do Dia de Finados, celebrado hoje. Em cemitérios públicos da cidade, como em Alecrim, Bom Pastor e Nova Descoberta é possível encontrar famílias e vendedores nos arredores. Embora o feriado religioso seja tradicional entre a população, parte dos comerciantes aponta baixo movimento. Alguns deles chegam a dizer que ano após ano as visitações diminuem e, em consequência, as vendas. Pandemia, eleições e falta de apego aos entes queridos estão entre os motivos listados.

Uma das vendedoras dos arredores do cemitério do Alecrim, Eliane Soares, 51, diz que o movimento está abaixo do esperado. Para ela, um dos motivos para a baixa é o segundo turno das eleições, que aconteceu no último domingo (30). “Movimento está fraco porque é véspera e também teve eleição. Então, acredito que o pessoal saiu para viajar”, afirma. Eliane trabalha em frente ao local há oito anos e vende arranjo de flores naturais e artificiais. Antes de Natal, trabalhou por mais 15 anos em Macaíba.
Embora as vendas não tenham alcançado suas expectativas, conta que não tem o que reclamar e espera vender mais no feriado, quando a visitação tende a ser maior. “A expectativa é que seja boa. A gente investe porque precisa ganhar e se estamos aqui é porque precisamos”, complementa. Ela diz que não tem do que reclamar, embora enfrente dificuldades. “Não tenho do que reclamar, só agradecer”, finaliza.
No cemitério do Bom Pastor I, a costureiras Vânia Maria Tavares, 63, e Luzinete Pereira, 57, trabalham há mais de 30 anos com vendas arranjos de flores. Elas afirmam que o movimento de pessoas cai a cada ano.  “Tá fraco, muito fraco e não tem nada a ver com eleição. Cada ano enfraquece mais um pouquinho. Os primeiros anos eram ótimos”, afirma Vânia. Elas contam acreditam que as pessoas estão deixando de lado a religiosidade. “Eu acho que as pessoas deixaram de ter aquela religiosidade, aquela saudade”, completa Luzinete.
Outra pessoa que afirma a queda no número de visitantes é o administrador do cemitério, Jurandir Soares, 47. “Cada ano que passa vai diminuindo. O pessoal vem hoje e amanhã vem fazer sua visita”, afirma. Apesar da quantidade de pessoas seja baixa antes do feriado, ele espera que  essa visitação aumente. “Amanhã deve vir mais pessoas. O ano passado deu muito mais gente do que esse ano”, complementa.
Já no cemitério público de nova descoberta foi possível ver uma maior movimentação. A autônoma Ana Maria Alves, 67, trabalha há 12 anos no mesmo local, acompanhada de sua neta, a também autônoma, Renata Karoline, 25. Ela conta que vendeu todos os arranjos no mesmo dia. “Eu vendi todos os meus arranjos naturais. Ainda fiz alguns aqui mesmo, correndo, mas em comparação com os outros anos, está fraco. Tá bom para mim, né, fiz meu lucro, mas se comparar, está fraco”, finaliza.
Visitantes
Além do pessoal que trabalha com vendas de arranjos de flores e limpeza, existem os parentes dos falecidos que visitam os túmulos religiosamente, na mesma data. É o caso do marceneiro, Pedro Lins, 54, que limpa pelo sétimo ano seguido os túmulos de sua família, incluindo o de sua filha, que faleceu aos 14 anos de idade. Ele conta que faz esse serviço um dia antes do feriado, pois no dia seguinte o túmulo precisa estar livre para a visitação no cemitério do Alecrim. “A penúltima foi a minha filha. Tem um primo meu que faleceu depois dela. Tem avó também,  tia, avô, bisavó”, conta.
Já a aposentada Ivanilda Córdola, 67, cumpre a tradição de limpeza pela primeira vez. Antes dela, sua mãe, que faleceu este ano, fazia esse trabalho. “Nossos familiares estão aqui. Quem fazia essa peregrinação todo dia de finados era mamãe. Eu vinha com ela e agora vim sem ela. Estou aqui dando uma arrumadinha”, conta. Ela cumpre a atividade com uma amiga da família, Damiana Magalhães, 44, que também arruma as flores em uma pequena cabaceira no túmulo da família.
Plano Sempre terá programação religiosa
O Sempre Assistência Familiar prepara uma programação especial para este quarta-feira (2) em homenagem ao feriado de Dia dos Finados. Referência no mercado funerário e cemiterial no País, o plano terá uma estrutura montada em Natal e Caicó, com missas, palestras espíritas, momentos de fé, louvores, orquestras, feira de flores, tenda de benefícios, espaços de memória em homenagens aos que partiram, além de uma tenda de adoção de pets. Ao todo, cerca de 25 mil clientes serão atendidos neste feriado. Aproximadamente 700 mil vidas estão cobertas pelo plano no Rio Grande do Norte e na Paraíba.
O sócio-diretor do Sempre, Nilo Vila, diz que a ideia é confortar famílias e oferecer um ambiente único para as pessoas enlutadas. “Nosso principal objetivo é transformar essa data tão delicada para os nossos clientes em uma experiência única, marcada por momentos de fé, emoção e recordação daqueles que já partiram, mas continuam vivos na memória e no coração”, conta.
O plano Sempre Assistência Familiar é uma marca da Empresa Vila e está presente em 200 cidades nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Com 19 anos de atuação no mercado, Nilo Vila ressalta que o objetivo é prestar assistência para as famílias e não só atuar como um plano funerário.
“O compromisso com a qualidade dos serviços prestados é um dos seus maiores diferenciais, sendo referência no mercado funerário e cemiterial brasileiro. Temos uma ampla estrutura com a maior e melhor frota de carros funerários da região, central de velórios equipadas e equipe preparada para oferecer o melhor atendimento. O Sempre é mais que plano funeral, é assistência familiar com vantagens e benefícios que valem a pena”, completa Vila.
O sócio-diretor da Empresa Vila acrescenta ainda que o plano está em constante crescimento. “Em breve lançaremos o Sempre+Benefícios, que é um clube de vantagens com mais de 25 mil parceiros em todo o Brasil. Nossas unidades estão sob constante melhoria, sempre com a missão de oferecer os melhores serviços aos nossos clientes, com a qualidade de sempre. Em Maio inauguramos um cemitério parque em Mossoró, levando aos mossoroenses uma estrutura única”, destaca.
Além do Plano Sempre, a Empresa Vila também tem iniciativas como o Vila Memorial, Vila Floricultura e o Vila Pet, primeiro crematório pet do Rio Grande do Norte. “Tradição, credibilidade e respeito aos nossos clientes e parceiros nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Somos referência no segmento funerário, cemiterial, cremação e plano funeral”, complementa.
A Empresa Vila dispõe de atendimento 24 horas por dia, nos telefones (84) 4000-2022 e 0800 402 2002 ou pelo WhatsApp (84) 99422-4445.