Maioria dos parlamentares do RN apoiam Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução

A maioria dos parlamentares das bancadas estadual e federal do Rio Grande do Norte decidiu por apoiar a candidatura de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, aponta levantamento feito pela Tribuna do Norte na reta final da campanha para o segundo turno do pleito presidencial, no domingo (30).

Entre atuais detentores de mandatos e novos parlamentares eleitos, apenas seis não se manifestaram, até mesmo em redes sociais, em quem votariam para presidente da República: os deputados estaduais Ezequiel Ferreira, Kleber Rodrigues (PSDB), Souza Neto (PSB), Hermano Morais (POV), a nova deputada estadual Terezinha Maia (PL) e o senador Styvenson Valetim (Podemos).

Em relação aos parlamentares, novos e atuais, que informaram de alguma forma o posicionamento político para o segundo turno, 18 deputados estaduais votam em Bolsonaro, enquanto nove apoiam o ex-presidente Lula. A Tribuna do Norte não incluiu no levantamento Wendell Largatixa, que foi o mais votado nas eleições do primeiro turno, com mais de 88 mil sufrágios, porque o registro de sua candidatura foi indeferido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com relação à bancada no Congresso Nacional, cinco dos atuais deputados federais e senadores apoiam Lula e outros cinco declaram voto em Jair Bolsonaro. Dos novos parlamentares eleitos em 1º de outubro, apenas um é apoiador de Lula, o ex-deputado estadual Fernando Mineiro (PT, enquanto votam em Bolsonaro o senador eleito Rogério Marinho (PL) e os novos deputados federais Sargento Gonçalves e Robinson Faria (PL) e vereador Paulo Freire (União), que preside a Câmara Municipal de Natal.

Tribuna do Norte