TRE-RN inicia preparação das urnas eletrônicas para o 2º turno da eleição

Faltando poucos dias para o 2º turno das Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), deu início ao processo de carga das urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação do dia 30 de outubro. Em Natal, urnas que serão destinadas aos municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, começaram a ser alimentadas nesta segunda-feira (17), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje).

No Rio Grande do Norte, 8.139 urnas serão utilizadas na eleição, destas 7.674 serão instaladas para votação e 465 ficarão na situação de contingência. Para o 2º turno, esse processo irá atualizar as informações dos candidatos que irão concorrer ao pleito.
Além da capital, essa preparação também foi iniciada hoje nas cidades de Mossoró, Ceará-Mirim, Monte Alegre, Assú, Jucurutu, Caicó, João Câmara e Macaíba. O procedimento será realizado até o dia 25 de outubro em todo o Estado.
O procedimento de preparação de urnas consiste em duas etapas: 
A primeira é a instalação de sistema operacional, programas, bibliotecas e dados eleitorais. Nesse momento são inseridos os cartões de memória de carga, conhecidos como flash de carga, para atualizar nas urnas as informações dos candidatos que estão na disputa eleitoral, no caso do RN, aqueles que disputam à Presidência da República.
A segunda e última etapa é concluída com a realização de testes para comprovar o correto funcionamento da urna, desde o sistema de som, impressora e teclado. Para esse momento, a urna usa conjuntamente os cartões de memória de votação, conhecidas como flash de votação, e as memórias de resultado – espécie de pen drive -, que é um formato exclusivo da Justiça Eleitoral.
Após a preparação das urnas, os compartimentos delas são lacrados fisicamente com lacres especiais produzidos pela Casa da Moeda, cujas propriedades químicas impedem qualquer tentativa de violação: ao ser retirado, aparece imediatamente a inscrição de que foi violado. Todas as portas de acesso físico à urna são lacradas.
Tribuna do Norte