Paulo Guedes diz que ‘FMI tem de falar menos besteira’ e que EUA e Europa ‘estão dormindo no volante’

Foto: Reprodução

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou o FMI (Fundo Monetário Internacional) e as políticas fiscal e monetária adotadas pelos Estados Unidos e por países europeus durante conversa com jornalistas nesta quarta (12) em Washington, nos Estados Unidos. O ministro está na capital americana para reuniões do FMI e do Banco Mundial.

Questionado sobre o FMI ter dito que o gasto social do Brasil durante a crise poderia ter sido menor, Guedes respondeu que o órgão precisa “falar menos besteira”. “Há seis meses, estava todo mundo dizendo que os brasileiros estão passando fome. Aí o FMI diz que o gasto podia ser menor. Isso que eu falo: o FMI tem que falar menos besteira e trabalhar um pouco mais pra alertar os americanos, os europeus.”

“Enquanto eles estão puxando a nossa orelha, o Brasil está crescendo mais, a inflação está mais baixa. Não acredito que o FMI esteja de má vontade com o Brasil, acho que é erro técnico mesmo”, disse o ministro.

‘Dormindo no volante’

O ministro citou a valorização do real frente ao dólar este ano e a queda da taxa de desemprego, que chegou a 8,9% em agosto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Em relação aos Estados Unidos e à Europa, é a terceira ou quarta reunião que tivemos em que alertei que eles estão bem atrasados, estão dormindo no volante. É incrível porque geralmente as reuniões do FMI são usadas para alertar as economias emergentes para fazer o dever de casa. Acho que eles deveriam se olhar no espelho porque não estão fazendo um bom trabalho, estão bem atrasados ​​no fiscal, na política monetária. O efeito é que a inflação está disparando”, analisou.

g1