Brasil está “dessincronizado” do resto do mundo, diz Guedes

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (11.out.2022) que o Brasil está “dessincronizado” do resto do mundo por já ter realizado reformas estruturais e se antecipar ao avanço da inflação.

Em reunião na sede do FMI (Fundo Monetário Internacional) em Washington (Estados Unidos), Guedes afirmou que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deverá crescer 2,5% em 2022, superando todas as projeções iniciais de analistas do mercado, que no início do ano projetavam crescimento de 0,3%.

O ministro disse que a inflação no Brasil tem sido revisada para baixo e o crescimento do PIB, para cima. Segundo ele, o Banco Central vem controlando o aumento dos preços.

“Enquanto muitos observadores ao redor do mundo erroneamente consideraram as pressões inflacionárias globais como temporárias, no Brasil, percebemos muito cedo que uma combinação de fatores estava em jogo”, declarou.

Guedes também lamentou “profundamente” a guerra na Ucrânia, que “causa disrupções à economia global e afeta os mais vulneráveis”.

Poder360