Exportações do RN crescem 83% entre janeiro e setembro em relação ao mesmo período do ano passado, mostra CIN/FIERN Fonte: Portal Grande Ponto

as exportações do RN cresceram 83%, de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.  Com 57,6% do total exportado, o óleo diesel liderou o aumento das vendas externas. Mas os demais itens também tiveram desempenho significativo. Ao desconsiderar o óleo diesel, as exportações cresceram 26,4% nesse período acumulado do ano.

Os números integram o mais recente Balanço do Comércio Exterior, sistematizado pelo Centro Internacional de Negócio e pelo MAIS RN, que são núcleos da FIERN, e elaboram mensalmente as informações sobre exportações no RN a partir do Comex Stat — base de dado do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços.

As exportações do Rio Grande do Norte, nos nove meses deste ano, somaram 560,2 milhões de dólares. No ano anterior, no mesmo período, foram 306,2 milhões de dólares. Apenas com óleo diesel chegaram a 238.034.058 de dólares, ante 188,3 milhões de dólares em 2021.

O levantamento mostra também que enquanto Singapura foi o principal destino do óleo diesel extraído no Rio Grande do Norte; enquanto os Estados Unidos foram os principais comprados do destino dos peixes comercializados a partir das empresas exportadores potiguares, além de produtos animais impróprios para alimentação humana, pedras preciosas e granitos.

Holanda, Reino Unido e Espanha foram os principais mercados dos produtos do RN nesse período entre janeiro e setembro.

Fonte: Portal Grande Ponto