60ª Festa do Boi: Anorc instala busto em homenagem e Geraldo Melo, governador que entregou gestão do Parque Aristófanes Fernandes e do evento à entidade

Fotos: Divulgação

Em um momento cheio de emoção e com falas que reforçaram a assertividade da iniciativa, a diretoria da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) inaugurou, na noite desta segunda-feira, 10, na entrada do sócio (portão 2 do parque) um busto do ex-governador do Estado, senador e pecuarista Geraldo Melo, falecido em março deste ano, aos 86 anos de idade.

“Sem querer desmerecer nenhum dos muitos homenageados aqui no parque, inclusive meu pai, eu afirmo, sem medo de errar, que esta é a maior e mais justa homenagem prestada pela Anorc aqui no Aristófanes Fernandes”, afirmou o pecuarista e ex-secretário de Agricultura do Estado, Abelírio Vasconcelos da Rocha (Bira Rocha), escalado para falar em nome dos amigos e cujo pai, o também pecuarista Adauto Rocha, nomina o antigo espaço de leilões do Parque Aristófanes Fernandes.

Pecuarista, criador de gado Guzerá, Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, assumiu o Governo do Estado em 15 de março de 1987. Tinha como secretário de Agricultura o amigo e também pecuarista, Bira Rocha. “No primeiro ano de governo, eu recebi um orçamento dos técnicos da Secretaria para a realização da Festa do Boi. Achei-o exagerado e o levei ao governador. Ele me perguntou qual era minha sugestão e eu disse: entregar a gestão da Festa à Anorc. Ele me autorizou de imediato a fazer isso. A Anorc fez o evento e trouxe uma prestação de contas segundo a qual tinha sido gasto bem menos do que nós passamos para a entidade e ainda houve um lucro. Voltei a conversar com Geraldo e ele me autorizou a transferir este lucro para a Anorc que, com isso, se capitalizou e começou a andar com as próprias pernas. Cerca de dois anos depois nós também transferimos a gestão do Parque Aristófanes Fernandes para a associação. Hoje, a pujança e a grandiosidade da Festa do Boi só ratificam o quão acertadas foram estas decisões. Decisões tomadas por um homem que tinha visão de futuro, que era Geraldo Melo”, afirmou Bira Rocha em sua fala.

 

Um dos filhos do homenageado, Geraldo Melo Filho, relatou a importância da homenagem. “Estar aqui hoje, vendo o que esse evento virou depois de tanto tempo, é o que mais nos orgulha. Até porque sei a semente que foi plantada, há tanto tempo, por meu pai. Corri, menino, pelas ruas deste parque. E hoje, voltar aqui para esta homenagem a ele é extremamente gratificante “, pontuou. Outros três filhos de Geraldo: Jerônimo, Pedro e Renata, também estiveram presentes à inauguração.

“Esta homenagem foi votada no colegiado da nossa diretoria e foi uma ideia do nosso assessor, Eduardo Melo. Um homem que conhece como ninguém as histórias e as pessoas que fazem deste parque e deste evento tudo o que eles são hoje. Não tenho dúvidas do quão justa e oportuna ela é. Ainda mais por sabermos que, em 2019, Geraldo Melo também foi homenageado por nós, pela passagem dos 60 anos da Anorc e fez, aqui neste parque, um discurso e emocionante. Ele que tinha, reconhecidamente, o dom da oratória”, afirmou o presidente da Anorc, Marcelo Passos.

A homenagem a Geraldo Melo levou grandes figuras do setor rural e da sociedade ao Parque Aristófanes Fernandes na noite da segunda-feira. Estiveram presentes, entre outros, o atual secretário da Agricultura do Estado, Guilherme Saldanha; o presidente da Faern, José Vieira; o deputado estadual, Hermano Moraes; o ex-presidente da Anorc, José Bezerra Júnior; o superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo; ex-secretários e dirigentes de entidades ligadas ao Governo do Estado como Roosevelt Garcia, Henrique Santana e Manoel Montenegro; o ex-senador e ex-governador do Estado, Garibaldi Filho; e o pecuarista Woden Madruga.
O busto de Geraldo Melo fica na entrada lateral da Anorc, eternizando no parque a imagem deste homem que foi tão importante para o agronegócio potiguar.

Leilão
Um dos mais esperados da Festa do Boi e primeiro a ser realizado este ano, o Leilão da Emparn e Convidados, ocorrido na noite do domingo, 9, teve uma arrecadação 30% maior do que no ano passado. Foram 35 lotes arrematados de gado com linhagem genética de excelência. No total, foram R$ 614.700,00 arrecadados contra pouco mais de R$ 470 mil contabilizados em 2021. “Um sucesso que só comprova o quanto o plantel na Emparn é respeitado entre os criadores potiguares”, afirma o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha.

A Festa do Boi tem realização da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Sebrae e Prefeitura de Parnamirim. Ela conta ainda com apoios do Governo Cidadão, Assembleia Legislativa do RN, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sistema Fecomércio RN, Federação da Agricultura do RN (Faern/Senar), AGN, Idiarn, Emparn e Emater.

Fonte<- >Blog do BG