Parnamirim é destaque nacional no quesito Empreendedorismo

Conhecida por ser um terreno fértil para novos negócios, a cidade de Parnamirim foi reconhecida nacionalmente como uma das melhores do Brasil quando o assunto é empreendedorismo. O município da região metropolitana de Natal foi o melhor do estado, o 5º do nordeste e o 23º do Brasil em empreendedorismo, um dos eixos de avaliação que norteiam o Ranking Connected Smart Cities Edição de 2022.

O resultado foi divulgado no início do mês e analisou cerca de 75 indicadores que atestam serviços inteligentes nas cidades, segmentados em 11 eixos temáticos, como Segurança, Tecnologia da Informação, Urbanismo, Economia e Educação. Levando em consideração o resultado geral, em todos os eixos, Parnamirim foi a 27ª melhor cidade de toda a região nordeste.

Para avaliar especificamente o quesito empreendedorismo, o Ranking Connected Smart Cities analisa, em cada município, os indicadores de crescimento das empresas de tecnologia; presença de parques tecnológicos e incubadoras; crescimento das empresas de economia criativa; e das microempresas individuais. Dois fatores que contribuíram para o resultado positivo de Parnamirim foram as evoluções do crescimento de empresas de tecnologia no município, que saiu de -12,50% em 2021 para incríveis 57,14% em 2022, e o resultado obtido com base no crescimento de empresas de economia criativa, que saltou de -2,08% no ano passado para 19,15% neste ano.

Esses percentuais, aliados a sucessivos resultados positivos no quesito emprego (dados do Novo Caged) e um processo de Planejamento Estratégico para reposicionar o município como referência em gestão pública em 2030, contribuíram para que a cidade de Parnamirim se destacasse nacionalmente, atingindo o posto de melhor do estado, 5ª do nordeste e 23ª do Brasil, em matéria de empreendedorismo.

O prefeito Taveira avalia os resultados como positivos para o município. “Ficamos felizes por que essa não deixa de ser uma avaliação do nosso trabalho em diversas áreas. Parnamirim sempre foi uma cidade acolhedora e próspera para receber novos negócios. O resultado não podia ser diferente”, disse