Palco infantil: 5ª edição do Festin começa neste domingo no TAM

É de cedo que se aprende a ir ao teatro. A criançada e seus pais terão uma boa temporada de oportunidades para curtir a dramaturgia para os pequenos, com a 5ª edição do Festival de Teatro Infantil de Natal (Festin), que começa neste domingo (09), agora no Teatro Alberto Maranhão, indo até 17 de outubro. O evento apresentará espetáculos regionais e nacionais de teatro, circo e música, tudo no formato presencial. O TAM sempre foi um espaço tradicional para o teatro infantil, e estreará no festival com o espetáculo “Os Saltimbancos”, às 16h, neste domingo.

A montagem de “Os Saltimbancos” que será apresentada em Natal, é um produção pernambucana, de Roberto Costa. A peça tem uma caprichada direção de arte, belos cenários e figurinos que mudam a cada cena, para contar uma história que há mais de 40 anos encanta gerações no Brasil. O texto é uma adaptação de “Os músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, feita pelos italianos Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti, com tradução de Chico Buarque de Hollanda.

“Os Saltimbancos” conta a história de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que são maltratados por seus donos e resolvem se unir para dar um novo rumo às suas vidas. O Jumento vai encontrando aqueles que serão seus companheiros de jornada. E então, resolvem montar um quarteto musical. Até que encontram seus antigos donos numa pousada, e a confusão começa. Acesso pago.

Segunda (10), o Festin apresentará a peça potiguar “Sal, Menino Mar”, do Grupo Facetas, às 15h. Conta a história de Sal, uma criança apaixonada pelo mar. Um dia ele ouve a voz de uma concha lhe pedindo ajuda, porque as profundezas do oceano estão cheias de lixo. Para descobrir o que está acontecendo, ele se aventura nas águas, encontra os seres marinhos, e se conscientiza do que precisa ser feito para salvar o mar.
Terça (11), será a vez de “Para onde voam os pássaros”, do grupo natalense Sociedade T, às 15h. Narra a história de Grande e Pequeno, dois irmãos que vivem na Aldeia Céu Aberto, onde a profissão mais valorizada é ser caçador de avoantes. De personalidades distintas, os irmãos, ao se aventurarem na caçada, enfrentarão seus medos e dilemas na busca das avoantes. Acesso gratuito.
Na quarta (12), às 16h, terá “Dani e Os Pequenos – o Show” e “Estação dos Contos”, do grupo Estação. O grupo de Nara Kelly, Caio Padilha e Manu Azevedo, é conhecido por alternar contação de histórias e música popular. Acesso pago. Quinta (13) será a vez de “Menino Pássaro”, às 15h, da Trapiá Cia Teatral, de Caicó. Inspirado no cordel de Edcarlos Medeiros, é uma fábula sobre a amizade de um menino e um pássaro, o aprendizado de ambos sobre o quanto o amor precisa de liberdade para crescer e sobreviver às inseguranças e ao medo da solidão. Acesso gratuito.
O clássico “O casamento da Dona Baratinha” será a peça da sexta (14), da Cia. Monicreques, de Natal. Um belo dia, a Baratinha está varrendo o quintal de sua casa na floresta e encontra uma caixa que mudará a sua vida. Ao abri-la, vê que está repleta de ouro. A partir daí, tenta realizar o sonho de se casar. Acesso gratuito.
Sábado (15), às 16h, será apresentado o show oficial dos Bolofofos, de São Paulo. A turma que viralizou o hit “Funk do pão de queijo” sai da internet para os palcos com toda a sua alegria pra fazer a plateia cantar e dançar. Acesso pago. No domingo (16), às 16h, terá o espetáculo “A feliz cidade de Bisteca & Buchechinha”, com o casal de palhaços mais querido de Natal. Acesso pago.
Fechando a programação do festival para os educadores, arte-educadores, artistas e público em geral será promovido no dia 17 (segunda), o 1º Seminário Arte, Cultura e Educação, onde será abordado o papel da arte e cultura na formação educacional das crianças e adolescentes e os impactos da pandemia da Covid19 no setor.
O quê
5º Festival de Teatro Infantil de Natal (Festin). De 09 a 17 de outubro, no TAM. Peças com acesso pago ou gratuito.