Mercado prevê novo crescimento do PIB e queda na inflação em 2023

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Após os resultados das eleições, que aconteceram no último domingo (2), o otimismo para uma melhora no cenário econômico no Brasil voltou a crescer para o mercado. Economistas ouvidos pelo CNN Brasil Business refizeram suas projeções e apontaram uma nova alta no PIB e uma queda na inflação do país.

Além disso, a expectativa de baixa na taxa Selic pode acontecer antes mesmo do que se esperava.

O mercado já havia projetado, pela décima quarta semana consecutiva, essa tendência de melhora para este ano e para 2023, conforme mostraram os dados do Boletim Focus divulgados pelo Banco Central. O relatório apontou uma expectativa para o IPCA deste ano em 5,74% e 5% para o ano que vem.

A projeção de alta do PIB subiu de 2,67% para 2,70% neste ano e também foi elevada, de 0,50% para 0,53% em 2023. Para a Selic, a expectativa é de que a taxa irá baixar para 11,25% no próximo ano.

Um levantamento da Austin Rating mostrou que, após figurar como uma das inflações mais altas do mundo no início do ano, o Brasil reverteu o cenário de aumento dos preços.

Com a queda do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos dois meses, principalmente na energia e combustíveis, o país registra hoje a sétima menor inflação em setembro entre os países do G20 – grupo formado pelas maiores economias e emergentes.

Segundo o ranking, o acumulado deste ano chegou a 4,4%, de janeiro a agosto. O índice é menor que o da União Europeia (7,6%), do Reino Unido (7,1%), da Alemanha (7%) e dos Estados Unidos (5,4%), motivado pela alta dos combustíveis, energia e preço do gás.

CNN Brasil