Campanha de vacinação contra a pólio termina nesta sexta-feira

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta-feira (30) em todo o país. O objetivo é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados no Brasil.

Segundo dados do RN + Vacina, atualmente o Rio Grande do Norte conta com 48% do público-alvo, que corresponde a 185.751 crianças, vacinado contra a poliomielite. Ou seja, apenas 89.330 crianças estão imunizadas no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) fesz um apelo aos pais e responsáveis para que levem as crianças de 1 a menores de 5 anos para serem vacinadas contra a poliomielite, ressaltando que as menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário.

Multivacinação

A campanha de multivacinação também busca aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

As doses disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Entre adolescentes com idade até 15 anos, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). O ministério reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Alerta

Em nota, o Ministério da Saúde destacou que o Brasil é referência mundial em imunização e conta com um dos maiores programas de vacinação do mundo. Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) aplica cerca de 100 milhões de doses. O Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a pasta, tem capacidade para vacinar 1 milhão de pessoas por dia.

“Toda a população com menos de 5 anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil”, alertou a pasta.

De acordo com o ministério, doenças que já foram eliminadas graças à vacinação podem ser reintroduzidas no país devido às baixas coberturas, “voltando a ser um problema de saúde pública”. O Brasil já eliminou cinco doenças por meio de vacinação: a poliomielite, a síndrome da rubéola congênita, a rubéola, o tétano materno e neonatal e a varíola.

Com informações da Agência Brasil