RN registra 419 acidentes envolvendo postes em 2022

Foto: José Aldenir

Em dois anos, o número de ocorrências envolvendo posteação da rede elétrica do Rio Grande do Norte chegou a 4.022, segundo dados da empresa de distribuição de energia elétrica, Neoenergia Cosern. Dentro desse total, além dos abalroamentos – colisões – também entra na lista o vandalismo, alagamento, deterioração, manutenção e outras situações.

Somente em 2022, foram 419 acidentes envolvendo terceiros. Ou seja, acidentes que envolvem abalroamento ou qualquer intervenção de terceiros que tenham quebrado postes (por exemplo, um caminhão que se “prende” a cabos). Em 2021, esse número foi de 668 ao todo.

No período de chuvas, o número de ocorrências de acidentes de trânsito envolvendo postes aumenta consideravelmente. A pista molhada, associada à falta de atenção, alta velocidade ou até mesmo a ingestão de álcool, contribuem para este cenário. Estes episódios podem causar consequências graves para o condutor e passageiros do veículo, como risco de choque elétrico, inclusive para quem está nas proximidades, assim como a interrupção da distribuição de energia elétrica para a população.

Segundo o engenheiro eletricista Carlos Augusto Câmara, supervisor de Operações do Litoral Sul e responsável pelas Ações de Segurança junto à Comunidade da empresa Neoenergia Cosern, acidentes que envolvem as redes elétricas de distribuição da companhia têm como causa principal os acidentes de trânsito.

Para o engenheiro, estas ocorrências se tornam cada vez mais corriqueiras e estão associadas a esta junção de situações perigosas. Carlos relembra que “acidentes noturnos com postes, geralmente tem ligação com a embriaguez, mas graças a ações de combate a esse tipo de infração de trânsito, é possível observar uma redução, não excluindo o fato de que ainda é frequente”.

O ponto de atenção para qualquer tipo de acidente que envolva a rede elétrica é atribuído ao rompimento dos condutores, que são os materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira livre, popularmente conhecidos como fios e cabos. É com o rompimento destas correntes que haverá a descarga elétrica, podendo ser fatal para os indivíduos. Então, além do impacto da batida – que pode ter graves consequências para os ocupantes dos veículos – ainda tem o risco de choque elétrico, tanto para o acidentado como para quem está nas proximidades.

Agora RN