RN tem três pontos impróprios para banho, aponta boletim

Rio Grande do Norte tem três pontos impróprios para banho, conforme Boletim da Balneabilidade das praias do RN Nº 35, emitido nesta sexta-feira (23). Todavia, outros 30 trechos analisados estão aptos para banho seguro.

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz. Os que não apresentam condições de banho nesta semana são: Rio Pium, em dois pontos (Balneário Pium e Ponte Nova), em Parnamirim e a Praia de Ponta Negra (Morro do Careca), em Natal.

São coletadas e analisadas amostras de água de praias e balneários de rios, mar e lagoas.

As análises registraram os dois locais com 1600 – NMP/100 ml de H2O, cada, que significa a presença de microrganismos pelo Número Mais Provável (NMP). A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA).

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.