Moradores enfrentam problemas de saúde após queimadas no Bairro Aeroporto

Há mais ou menos dois anos o advogado Matheus Melo começou a enfrentar sérios problemas em casa por causa de queimadas. Ele conversou com o TCM Notícia e contou que sua residência localizada no Bairro Aeroporto em Mossoró/RN, fica ao lado de um terreno sem uso, que durante os períodos mais secos, é foco de queimadas. Segundo o advogado, os incêndios são provocados pelos moradores da região.

 “Há mais ou menos uns 2 anos essas queimadas tem se agravado, acontecendo de forma recorrente durante todo o período que antecede o período de chuvas. Os responsáveis, são moradores da região, que utilizam da propriedade para plantar. Antes eram pequenos pedaços de terras e longe das casas, porém a cada ano a plantação aumenta e área da queimada também, ano passado o fogo chegou a atingir o muro da minha casa, precisamos sair de casa durante a madrugada e chamar o corpo de bombeiros”, conta Matheus Melo.

A fumaça que já incomodava começou a trazer consequências mais graves. A mãe de Matheus, Maria Vilanei de 56 anos, é asmática. Com o aumento das queimadas, o quadro dela se agravou. Em algumas vezes ela precisou ser internada por falta de ar causada pela fumaça e fuligem, e nesse ano ela precisou fazer um tratamento pulmonar de alto custo.

“Ela ficou com uma sequela causada pela covid, onde perdeu um pouco da capacidade respiratória. Com o aumento das queimadas, e acontecendo tão perto da nossa casa, o quadro de saúde dela se agravou […] Hoje ela precisa fazer um tratamento de saúde no Centro de Pneumologia em Fortaleza, porque o quadro dela se agravou tanto, que em Mossoró não tem o tratamento adequado”, diz o advogado.

Segundo Matheus, o caso da mãe dele não é isolado. Outros moradores da região se mudaram por causa de crianças recém nascidas e pessoas idosas que também tiveram problemas respiratórios por causa da fumaça dos incêndios. De acordo com um parecer feito pelo Corpo de Bombeiros, de 2021 até esse ano foram registradas 31 ocorrências classificadas como incêndio nesse terreno.

Na tentativa de resolver a situação, Matheus buscou os responsáveis. De acordo com ele, o terreno onde acontecem as queimadas pertence ao Aeroporto Dix-Sept Rosado: “Fomos pessoalmente conversar com o diretor do aeroporto, ele se comprometeu em resolver e não resolveu. Fomos na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos de Mossoró e a servidora disse que não era competência do Município”.

Em contato com o TCM Notícia a administração do Aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró confirma a ocorrência das queimadas e afirma que elas acontecem fora da cerca operacional e que o terreno não pertence ao aeroporto. “Temos muitos equipamentos, cabos e instalações que servem de apoio às operações. Por isso, é proibido incêndio dentro do aeroporto. Nós também ficamos muito preocupados quando aparecem essas ocorrências aqui perto”, destaca.

O advogado conta que entrou em contato com a polícia ambiental e realizou boletim de ocorrência, mas novamente não obteve solução. Ele decidiu entrar na justiça buscando resolver o problema. “nós responsabilizamos a Infracea (administradora do aeroporto), O Governo Estado (detentor da propriedade) e o Município (que em tese deveria ser o responsável por coibir esse tipo de crime e não faz nada). O processo está seguindo o seu trâmite natural, mas como tudo na justiça, anda a passos lentos. O que mais me choca é que todos os envolvidos, em especial a administração do Aeroporto, se manifestaram, alegando que esses incêndios não acontecem e que todas as medidas de segurança e fiscalização são tomadas, o que é uma completa mentira. Nós temos fotos, vídeos, dos incêndios”, finaliza Matheus Melo.

Na tarde desta quinta-feira (22) foi registrado mais um incêndio no Bairro Aeroporto II em Mossoró. Nas imagens enviadas ao Jornalismo TCM é possível ver as chamas que assustaram moradores da região. A fumaça podia ser vista em vários pontos da cidade.

Confira o vídeo: