Arthur Lira critica divergência entre pesquisas eleitorais

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que a população não deve permitir manipulações nos resultados  das pesquisas de intenção de voto para as eleições deste ano. O pronunciamento foi feito pelo parlamentar nesta quinta-feira (22) por meio de uma publicação no seu perfil oficial no Twitter.

“Não podemos permitir que haja manipulações de resultados em pesquisas eleitorais. Isso fere a democracia”, escreveu Arthur Lira. Ainda, em uma segunda publicação na rede social, o presidente argumentou que não há justificativas para levantamentos divergentes por parte dos Institutos de pesquisa.
Para Lira, há um responsável errando na realização das sondagens e prestando um “deserviço” à sociedade. Ele encerrou afirmando que medidas legais precisam ser  estabelecidas para punir as instituições que cometem erros frequentes nos resultados ou atuam de forma proposital para prejudicar  quaisquer candidaturas.
As pesquisas eleitorais, vale lembrar, são realizadas com o objetivo de medir as intenções  de voto em diferentes períodos do ano eleitoral e, nesse sentido, não tem o propósito de prever o resultado futuro das urnas. Como cada uma apresenta metodologias e amostras distintas, os resultados podem variar, o que não significa que estejam erradas. Pelo contrário, estão certas considerando seus contextos.  Além disso, pesquisas confiáveis  sempre informam o perfil da amostra que pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).