Primeira vacina anticoncepcional para homens pode chegar em 2023

Um contraceptivo masculino inédito em forma de vacina deve ficar pronto até 2023. O anticoncepcional Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle) está sendo desenvolvido pelo Instituto Indiano de Tecnologia e foi considerada melhor que a vasectomia, por ser menos dolorosa e também reversível.

O Risug é um gel feito de polímero chamado anidrido maleico de estireno que atua danificando as caudas dos espermatozoides, impedindo-os de fertilizar um óvulo. O procedimento leva apenas alguns minutos, e pode ser revertido a qualquer momento com uma injeção de água e bicarbonato de sódio. Além disso, os efeitos duram por até 10 anos.

Um teste feito em 300 voluntários apontou 97% de eficácia da vacina. Os efeitos contraceptivos foram observados em até 6 meses.

A injeção é aplicada nos dois ductos deferentes, os canais que transportam os espermatozoides. Uma anestesia local é feita no escroto antes duas aplicações da vacina anticoncepcional.

Dentre os efeitos colaterais da vacina, estão  inchaço escrotal temporário e dor escrotal leve e na região da virilha que se resolveram dentro de um mês. Nenhum efeito colateral adverso foi relatado durante os testes em humanos para Risug.