‘Foi triste, mas realizei um sonho’, diz morador do interior do RN que fez vaquinha para ir ao funeral da Rainha Elizabeth II

Fotos: Arquivo Pessoal

O paraibano Alberto Mendes, de 18 anos, realizou um sonho na última semana em meio ao luto. Morador de Nísia Floresta, no Leste potiguar, ele é admirador da monarquia e conseguiu participar da despedida da Rainha Elizabeth II, que morreu no último dia 8 de setembro.

Para estar presente no velório e acompanhar o funeral da monarca, ele fez uma “vaquinha” para cobrir, mesmo que parcialmente, os quase R$ 14 mil investidos na viagem.

“Recebi mensagens de amigos que me apoiaram o tempo todo. Eles me diziam que estavam felizes por mim e eu respondia que estava triste e feliz ao mesmo tempo. Triste por ter perdido a rainha. E feliz por ter realizado esse sonho”, afirmou.

A viagem teve início na última quarta-feira (14) e não foi simples. Alberto seguiu de carro para João Pessoa, depois em novo veículo foi até o Recife. De lá, embarcou para São Paulo e ficou no Aeroporto de Guarulhos por 24h, até pegar um voo direto para Londres.

Ele chegou em Londres na sexta-feira (16) e retornou ao Brasil nesta terça (20). Nesse espaço de tempo, participou do velório público e o funeral da rainha. Alberto não fala inglês fluente e diz saber “apenas o básico para se virar”.

No velório, ele afirmou ter dedicado mais de 20h entre o trajeto que percorreu até obter uma fita, necessária para participar do momento, e a fila de 30km propriamente dita até o Palácio de Westminster.

Já no funeral, que era apenas para convidados, Alberto participou à distância, porém esteve na grade, local mais próximo que pode. “Falam que os britânicos são frios, mas posso dizer exatamente o contrário. Foram solícitos, me acolheram, me ajudaram, foram calorosos. Foi muito emocionante pra mim”, afirmou o estudante.

G1 RN