Detran promove palestras educativas em escolas de Natal e Macaíba

Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT), o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou nessa terça-feira 20, palestras educativas em escolas situadas nos municípios de Natal e Macaíba.

A ação reforça a reflexão sobre a importância de um tráfego seguro e trabalha a conscientização da população sobre a necessidade da participação, respeito e responsabilidade de todos na promoção da segurança viária do país.

A primeira atividade do dia contemplou com uma palestra os jovens dos grupos de escoteiros Augusto Severo e Jundiaí, ambos na cidade de Macaíba. A ação foi ministrada pelo subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Flávio Câmara, que trabalhou informações sobre os procedimentos legais para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os cuidados preventivos na condução de veículos com duas rodas, a responsabilidade de conduzir veículo sem fazer uso de bebida alcoólica ou qualquer tipo de substância entorpecente, entre outros.

“Trabalhamos informações educativas com quatro turmas de estudantes, contemplando cerca de 120 alunos que puderam conhecer melhor o processo de primeira Habilitação, direção defensiva e Lei Seca”, informou Flávio Câmara.

Outras turmas de alunos do Centro Avançado de Ensino (Cade), em Natal, também receberam palestra no período da tarde. O momento foi conduzido pelo técnico do Detran, Ueide Cabral, que focou o trabalho de conscientização na mistura perigosa de álcool de direção, onde foram mostradas as complicações legais para quem desrespeita a Lei Seca, a alta incidência de vítimas de acidentes causados por condutores embriagados e os cuidados preventivos para evitar a ação de beber e dirigir.

A palestra atendeu estudantes do ensino médio e os que participam de curso na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito trabalha o tema “Juntos Salvamos Vidas”. Ela é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e acontece entre os dias 18 e 25 de setembro.