Primeiro Circuito de Arte e Cultura Contemporânea (CACCO) começará neste sábado (17) e seguirá até 23 de outubro

Um novo corredor cultural em Natal, com novos artistas, novas ideias, e muitas possibilidades. A área é o bairro de Lagoa Nova, e o caminho será “desbravado” através do primeiro Circuito de Arte e Cultura Contemporânea (CACCO), que começará neste sábado (17) e seguirá até 23 de outubro. A programação é gratuita e vai contar com duas exposições, cinco oficinas e três sessões de bate-papo com artistas selecionados. As ações serão realizadas nos espaços Ateliê 2040, Margem.Hub e Mahalila Café & Livros. O projeto é realizado por um grupo de 10 jovens artistas e produtores culturais de Natal, aprovado no Edital Sebrae/RN de Economia Criativa 2022.

A programação de oito dias será aberta neste sábado com a vernissage da exposição “EXP1: Estopim”, no Ateliê 2040, a partir das 18h. A coletiva é composta pelos artistas Agah Precária, Franco Fonseca, Sofia Bauchwitz e Judson Takará. Combina instalação, videoarte, fotoperformances e objetos. A curadoria é de Ygor Anario, que montou a mostra a partir da relação crítica entre o conceito de estopim e de futuro incerto.  A noite será iniciada com o set experimental de Geovana Grunauer e Alex Duarte.
A próxima etapa da programação será no dia 24 de setembro, com a oficina “Artistas Sonham com Obras de Arte Online?”, na Margem Hub, ministrada por Ygor Anario. No dia 25/09, mais duas oficinas: “Aprendendo a ver um novo mundo”, na Margem Hub, com João Oliveira, e “Rasura como linguagem possível”, no Ateliê 2040, a cargo de Marcone Soares.
O calendário do CACCO prevê para o dia 7 de outubro a exposição coletiva “Estilhaço”, no Margem.Hub, com curadoria de Marcone Soares. A convocatória de artistas para essa exposição vai até o dia 18 de setembro. Nos dias 8, 15 e 22 de outubro, o Mahalila recebe o evento Projeção Aberta, momento para apresentação de processos criativos, com curadoria de Vinícius Fernandes. A convocatória desta atividade vai até o dia 25 de setembro.
No dia 8 de outubro, terá a oficina “Processo Criativo e Composição Visual”, no Ateliê 2040, com Guilherme Thomas e Luara Rocha. No dia 9 de outubro terá a oficina “Introdução à pintura com tinta à óleo”, no Ateliê 2040, com curadoria de Geovana Grunauer. O Mahalila Café receberá a segunda edição do Projeção Aberta, dia 15 de outubro. E no dia 22, a terceira edição do Projeção Aberta, com curadoria de Guilherme Thomas.
O CACCO é iniciativa dos artistas Eduardo Dias, Paula Lima, Marcone Soares, João Oliveira, Vinícius Fernandes, Janderson Azevedo, Guilherme Thomas, Luara Rocha, Ygor Anario e Geovana Grunauer. O Ateliê 2040 é o espaço mais novo do grupo, sendo voltado para experimentação artística, expositiva e em arte-educação. O Margem.Hub existe há cinco anos, mas é recém chegado a Lagoa Nova. Funciona como escola de fotografia e artes visuais, galeria e estúdio. E o Mahalila é conhecido do conjunto Potilândia desde 2014. Abrange sebo, galeria e programação musical.
Serviço:
I Circuito de Arte e Cultura Contemporânea (CACCO). De 17 de setembro a 23 de outubro, no Margem.Hub, Mahalila, e Ateliê 2040. A inscrição nas convocatórias e  oficinas podem ser feitas através do endereço https://linktr.ee/caccoprojeto