Fotógrafa potiguar lança exposição ‘Relicarium’

A igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é tema do novo trabalho de Meysa Medeiros. A fotógrafa e documentarista expõe o projeto ‘Relicarium’, um mergulho na biografia e religiosidade da capital potiguar. Doze fotografias monocromáticas fazem parte de um ensaio em construção com curadoria de Henrique José e que serão exibidas no Museu Câmara Cascudo na próxima terça-feira, 20 de setembro.

Nessa primeira exposição, Meysa viaja no tempo. Resgata memórias do passado e origens através de montagens fotográficas da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. É possível ver um apurado senso estético, que traz na força dos tons de cinza, do preto e branco, a luz de um lugar construído pela fé, sincretismo, força e sangue dos negros da cidade de Natal.

A exposição faz parte do 2º Festival daFOTO! Potiguar, do Coletivo daFOTO!, dentro da programação da 16ª Primavera dos Museus do MCC. O ensaio ressalta a importância da confirmação da presença negra no templo religioso. Fugindo do senso fotográfico comum, do olhar turístico para sua arquitetura, paredes e imagens sacras, a autora surpreende ao encher o ambiente com homens e mulheres negros, que de alguma maneira, ainda habitam a igreja. Utilizando de sua sensibilidade, construiu através das manipulações digitais, o retorno de rostos e corpos anônimos do passado até os dias de hoje.

Em seu trabalho, a fotógrafa sempre envolve temáticas de questões sociais e culturais. Ela explica que a parte de pesquisa iniciou no ano passado e que o ensaio é apenas o começo de algo maior, no qual dará continuidade. “Relicarium é um grande desafio para mim, pois saio da fotografia diária e didática e vou tecendo elementos mais artísticos”. A artista destaca que deseja despertar o imaginário do expectador e a valorização e presença do negro no passado ancestral. A proposta conta ainda com a exibição de um videoarte que será apresentado na abertura do evento e disponibilizado no Youtube. O projeto foi viabilizado através do edital “Apoio Financeiro às Expressões Culturais Religiosas 2021”, da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), através da Prefeitura Municipal de Natal.

Sobre a fotógrafa:

Meysa Medeiros é natalense, fotógrafa popular. Possui um olhar peculiar, investigando a cultura e a história da cidade do Natal. Também realizou os registros do bloco “Os Cão” da Redinha com o ensaio ‘Os Homens de Lama’, além do jovem periférico da capital do Rio Grande do Norte “O Pinta Natalense”. Ambos os trabalhos tiveram visibilidade nacional através de mostras e premiações.