Rei Charles III promete seguir exemplo da mãe em primeiro discurso ao Parlamento

O rei Charles III afirmou que pretende seguir fielmente o exemplo dado por sua mãe, a rainha Elizabeth II —morta aos 96 anos nesta quinta (8), ao discursar para o Parlamento britânico na manhã esta segunda (12).

Ele ainda se comprometeu a apoiar os princípios constitucionais e chamou os representantes da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes de “o instrumento vivo e pulsante da nossa democracia” em uma cerimônia no Westminster Hall, prédio mais antigo do complexo parlamentar, em Londres.

“Mesmo muito jovem, sua Majestade se comprometeu a servir a seu país e seu povo e a defender os preciosos princípios constitucionais que estão na base da nossa nação. Ela manteve esse voto com uma devoção sem igual”, disse o monarca aos políticos. “Ela foi um exemplo de altruísmo diante do dever que, com a ajuda de Deus e seus conselhos, pretendo reproduzir de modo fiel.”

Após o pronunciamento, Charles embarcou com a rainha consorte, Camilla, para Edimburgo, onde participará de uma procissão acompanhando o caixão da rainha. O evento é seguido de uma vigília do corpo da antiga soberana na Catedral de Saint Giles, aberta ao público.

Rei Charles em pronunciamento às duas casas do Parlamento no Westminster Hall, no Palácio de Westminster, em Londres Dan Kitwood – 12.set.22/Pool via Reuters