Príncipe Harry chama Elizabeth de ‘vovó’ em carta que marca reaproximação da família real

Afastado da família real desde 2020, o príncipe Harry divulgou um comunicado homenageando a sua avó, a rainha Elizabeth II, nesta segunda (12). No texto, redigido como uma carta à soberana —chamada de “vovó”—, Harry conta como valorizou o tempo passado ao lado dela e promete honrar seu pai como novo rei.

“Vovó, embora essa despedida nos dê muita tristeza, serei para sempre grato por todos os nossos primeiros encontros —da minha memória mais antiga com você, na infância, ao momento em que a reconheci pela primeira vez como minha comandante suprema, a quando encontrou minha esposa querida e abraçou seus netos amados”, diz. “Você já deixa muita saudade, não só de nossa parte, mas de todo o mundo.”

O príncipe ainda louva na nota a “graça e dignidade inabaláveis” de Elizabeth e seu compromisso com o dever. “Sorrimos ao saber que você e o vovô estão juntos agora, e ambos em paz”, complementa, em referência ao príncipe Philip, marido de Elizabeth por 73 anos, morto no ano passado.

Depois que ele e a mulher, Meghan Markle, abandonaram suas funções na realeza, Harry havia se alienado de sua família, criticando abertamente os meandros do Palácio de Buckingham.

Com a morte de Elizabeth, no entanto, o príncipe vem sinalizando uma tentativa de reaproximação. No sábado, ele e William prestaram homenagens à rainha acompanhados das respectivas esposas nos arredores do Castelo de Windsor, numa reunião que não era vista há pelo menos dois anos. No dia anterior, seu pai, o agora rei Charles, citou seu nome com afeto em seu primeiro discurso televisionado à nação. Harry devolveu a menção no comunicado de agora, afirmando honrar o pai em sua nova função.

Harry e Meghan estavam no Reino Unido na semana passada por coincidência, para participar de uma série de eventos de caridade. É uma das raras viagens do casal desde que eles se mudaram para a Califórnia, onde vivem com os dois filhos.