Lutador de jiu-jítsu brasileiro imobiliza homem em metrô nos EUA após sofrer preconceito

O lutador de jiu-jítsu Renzo Gracie se envolveu em uma confusão no metrô de Nova Iorque, nos Estados Unidos. De acordo com a página Chok Lab, o lutador teria sido ofendido por um homem, que fez uma manifestação preconceituosa.

Imagens que circulam nas redes mostram o brasileiro imobilizando um homem no chão e o controlando com um golpe de iu-jítsu, modalidade que a família de Renzo ajudou a disseminar no Brasil e no mundo. O episódio ocorreu na última semana. De acordo com a página, o homem teria insultado Gracie por vê-lo falando em português no metrô. Na sequência, o rapaz teria dito que ali só poderia se falar em inglês.

O lutador de jiu-jítsu teria chamado o rapaz de racista. Os ânimos ficaram acirrados e os dois foram para as vias de fato.

O brasileiro controlou o homem no chão, estabilizou a situação e encaixou um katagatame, onde soltou apenas quando o rapaz pediu “desculpas” e disse que “não conseguia mais respirar”.

Renzo não se pronunciou oficialmente. No entanto, o brasileiro comentou a publicação e negou que tenha acontecido uma briga entre ele e o rapaz: “Não houve briga… um momento educacional”.