Tempero potiguar: Natalense participa de nova edição do MasterChef

Tem tempero potiguar na quarta temporada do ‘Talent show’ gastronômico MasterChef Profissionais, que começará na próxima terça-feira, 13 de setembro: o natalense Marcelus Benevides é um dos doze chefs que estão formando o time da nova maratona do programa. Serão nove episódios, nos quais Marcelus vai enfrentar profissionais da cozinha dos quatro cantos do país, cada qual exibindo seus talentos, repertórios culinários, e muito equilíbrio para lidar com a pressão da cozinha televisionada. O representante potiguar tem 37 anos, e 20 anos de estrada gastronômica.

“Esse sou eu, Marcelus, apaixonado pela fusão em sabores. Da alta gastronomia, passando pela cozinha regional, contemporânea, e claro, amo devorar um belo de um X-tudo!”, declarou o chef, já preparado para o programa, em seu perfil no Instagram. Marcelus é um velho conhecido de quem frequenta o circuito natalense de alta gastronomia. Já passou por variadas casas, mas sempre atuando em cozinhas de culinária criativa, refinada, e original

Marcelus Benevides vem de uma família formada por dentistas e chefs, mas acabou optando pelo lado da gastronomia – sua tia e “madrinha gastronômica” é a chef Sônia Benevides, uma das profissionais mais conceituadas de Natal, conhecida por sua pesquisa apurada, e o gosto pela experimentação, além de ter sido pioneira no estado em cozinha molecular. Marcelus cuida atualmente do restaurante O Bule, na Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta. A casa atende apenas sob reserva.
Em seu perfil para o MasterChef, o cozinheiro declarou que também gosta de games, filmes e motos antigas. Dentro da cozinha, afirma que é muito organizado e quase tem obsessão por limpeza. No programa, quer mostrar seu trabalho individual por acreditar que dentro de uma cozinha nem sempre se conquista o reconhecimento necessário.
Marcelus se formou em gastronomia em Florianópolis. Desde então já passou por variados restaurantes e lugares, como o Lá em Casa, em Belém do Pará; no badalado Balneário Camboriú; trabalhou um tempo nos Estados Unidos, e em paragens potiguares, esteve no tradicional Dom Nemésio, Gourmeria, Grand Cru Bistrô, Marechal, e em um dos seus primeiros negócios locais, a Benê Marmitaria Gourmet, em 2013.
Novas complexidades 
Após quatro anos longe das noites de terça-feira, a versão voltada para chefs profissionais trará provas com complexidades distintas. A gastronomia foi um dos setores que mais sofreu mudanças nos últimos dois anos devido à pandemia. Os profissionais de cozinha tiveram de elaborar novas estruturas de negócio e criar outros modos de se relacionar com o cliente e de pensar a comida.
“Muitos sotaques vão se cruzar na luta para demonstrar quem é o melhor. Tem participante com restaurantes estrelados no currículo, além de jovens que descobriram a profissão há pouco tempo”, afirmou a diretora Marisa Mestiço.  A quarta temporada marca ainda a volta do vestiário, onde os cozinheiros se preparam para enfrentar todos os desafios e mostram como se comportam fora da tensão da cozinha.
Além da terça-feira, na Band, o programa também será exibido toda sexta-feira, às 18h25, no canal Discovery Home & Health, e on-demand no discovery+ a partir do dia 16. O público ainda pode acompanhar a atração pelo YouTube oficial. O MasterChef Profissionais é apresentado por Ana Paula Padrão, com os jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo.