As primas ‘secretas’ de Elizabeth 2ª, abandonadas e declaradas mortas

A morte de Elizabeth 2ª trouxe à tona histórias antigas sobre a vida da família real — nem todas favoráveis aos representantes da monarquia britânica.

Nas redes sociais, alguns relembraram a história de Nerissa e Katherine Bowes-Lyon, primas de primeiro grau de Elizabeth que tinham deficiências intelectuais e foram declaradas mortas em 1963. Não era verdade: elas estavam internadas num hospital psiquiátrico sem receber visitas da família.

Nerissa e Katherine eram filhas de John Herbert Bowes-Lyon, irmão mais velho de Elizabeth Bowes-Lyon, mãe de Elizabeth 2ª — ou seja, eram primas de primeiro grau da monarca que morreu ontem.
Ambas tinham deficiências intelectuais que, na época, não foram diagnosticadas com precisão. Segundo o jornal Express, elas foram declaradas “imbecis” por médicos e internadas no hospital psiquiátrico Royal Earlswood Hospital em 1941.

A mesma instituição recebeu três primas de Nerissa e Katherine: Idonea, Rosemary e Ethelreda. Elas eram filhas da irmã de Fenella, mãe de Nerissa e Katherine.

Em 1963, uma nova edição do Burke’s Peerage — um guia genealógico da aristocracia e realeza britânicas — foi publicada, dizendo que Nerissa havia morrido em 1940 e Katherine em 1961. Não era verdade: ambas estavam vivas e ainda internadas no hospital psiquiátrico.

Ao documentário “The Queen’s Hidden Cousins” (2011), ex-funcionários do hospital afirmam que elas nunca receberam visitas ou presentes da família, que apenas pagava a anuidade da instituição. Nerissa morreu em 1986, aos 66 anos, e segundo os relatos apenas enfermeiros compareceram ao funeral. Ela ficou enterrada como indigente até que, após denúncias da imprensa local, a família colocou uma lápide para identificar seu túmulo. Katherine morreu em 2014, aos 86 anos.

O documentário ressalta que a rainha-mãe, tia das duas, era representante da Mencap, instituição de caridade sediada no Reino Unido que trabalha com pessoas com deficiências intelectuais.

A família real não se pronunciou sobre a obra. Na época, Lady Elizabeth Anson, prima de segundo grau de Elizabeth 2ª e sobrinha de Nerissa e Katherine, enviou um comunicado ao jornal Sunday Express dizendo que o documentário é cruel e invasivo, e negando que as irmãs tenham sido abandonadas.

“A avó de Lady Elizabeth, Fenella Bowes-Lyon, cunhada de Sua Majestade, a Rainha, visitava suas filhas regularmente. É claro que ela era a única pessoa que elas reconheciam. Outros visitavam, mas ambas ficavam visivelmente incomodadas, se não amedrontadas, com os visitantes, e os enfermeiros gentilmente pediram que a família parasse com essas outras visitas”, diz a nota enviada por Lady Elizabeth ao jornal.

“Parece desnecessariamente cruel que essas duas mulheres tão reservadas tenham qualquer tipo de holofote direcionado a suas vidas, ainda mais um tão poderoso quanto o da televisão nacional. Ela não acredita que qualquer interesse público esteja envolvido.”

Nerissa e Katherine também foram tema do sétimo episódio da quarta temporada de “The Crown”, “O Príncípio da Hereditariedade”. Nele, a princesa Margaret (Helena Bonham Carter) procura ajuda médica para lidar com seus problemas psicológicos, e acaba descobrindo o segredo da família. Ela exige explicações da rainha-mãe, que diz que a deficiência das duas comprometia a imagem da família real.

Com informações do Splash/UOL