Projeto Conexão Elefante Cultural chega em três municípios do interior do RN

O projeto Conexão Elefante Cultural chega em mais três municípios no interior do Estado: Senador Elói de Souza, Paraú e Grossos. Em cada cidade, a Trupe da Luz, formada por artistas experientes, realiza oficinas lúdicas e técnicas e também a montagem de um espetáculo com os artistas locais.

Em Elói de Souza, primeira parada desta etapa, o espetáculo de rua acontece na sexta-feira (2), às 18h, na Praça Nossa Senhora de Lourdes. Antes, um cortejo circulará pelas principais ruas do município. O diferencial da edição 2022 do Conexão Elefante Cultural é o protagonismo dado aos artistas das cidades.

“Desde de julho temos trabalhado com os artistas e educadores dos municípios de forma remota. Ao chegar nas cidades essa formação tem continuidade e envolve todos em uma montagem artística exclusiva de cada município, que reflete a história e os personagens que vivem ali. Queremos despertar o senso de pertencimento e a potencialidade desses lugares em fazer arte”, explica Diana Fontes, idealizadora da ação.

A partir do dia 3 a Trupe passará por Paraú, e logo em seguida, de 7 a 10 de setembro, por Grossos. No mês de outubro é a vez de Lajes Pintada, Campo Redondo e Currais Novos. Ao todo, 8 municípios potiguares receberão ações do projeto.
Durante a passagem por cada município são realizadas oficinas artísticas para crianças e adolescentes da rede pública e projetos sociais, palestras sobre empreendedorismo cultural e elaboração de projetos, além de intervenções urbanas através da criação de mural artístico.
Prêmio Artista Cidadão
Além das atividades de cunho formativo, o Conexão Elefante Cultural realiza também em 2022 o Prêmio Artista Cidadão, com o objetivo oferecer mentoria e apoio financeiro a projetos realizados por pessoas dos municípios contemplados na edição deste ano.
A premiação acontece conforme a Trupe da Luz circula pelo Rio Grande do Norte e os primeiros selecionados já foram divulgados.
Em Alexandria, o Conexão Elefante Cultural irá apoiar o lançamento do longa-metragem “O Guardião da Serra Barriguda III, o Herói sem Medalha”. O filme de Francisco Melquiades da Silva foi totalmente produzido por pessoas do município e será lançado em praça pública para jovens e adultos da cidade.
De Riacho da Cruz o projeto selecionado foi o Clube de leitura “livro, café e prosa”, proposto por José Evaristo de Paiva Neto. O principal objetivo da ação é trabalhar com leituras mensais e compartilhadas entre os participantes a fim de promover a partilha de experiências literárias, incentivando a reflexão da realidade circundante e o hábito da leitura.
O prazo para inscrição no Prêmio Artista Cidadão segue aberto para os municípios que ainda vão receber o Conexão. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível no linktr.ee/conexaoelefantecultural.
CIRCULAÇÃO TRUPE DA LUZ
Etapa 2
30 de agosto a 2 de setembro –  Senador Elói de Souza
03 a 06 de setembro – Paraú
07 a 10 de setembro – Grossos
Etapa 3
11 a 14 de outubro – Lajes Pintadas
15 a 18 de outubro – Campo Redondo
19 a 22 de outubro – Currais Novos