Debinha festeja 40 anos de samba no Memorial Câmara Cascudo

O cantor e compositor Carlos Antônio Ramos Silva, mais conhecido por Debinha Ramos, é um dos mestres do samba potiguar, e está completando 40 anos de dedicação ao batuque em 2022. A ocasião, claro, vai dar muito samba com um show especial nesta sexta-feira (02), às 19h, no Memorial Câmara Cascudo, Cidade Alta. Ele convidou grandes nomes e parceiros de estrada para celebrarem juntos, como  Batuque de um Povo, Marcos Souto, Miguel Carcará, Cláudio Zambe, Adilson Bispo, e Zé Luiz do Império (RJ).

Debinha teve seu ingresso oficial no samba aos 15 anos, em pleno bairro das Rocas, berço natalense do gênero. Lá conviveu com a nata do samba e bebeu na fonte dos grandes mestres: Lucarino, Antônio Melé, Farrapo, Menezes, Chico Trunfa, Aluísio Pereira, entre outros. Sua juventude foi marcada por participações em rodas de sambas com os irmãos Zeno e Gaspar, que faziam parte da roda de samba de João de
O sambista passou a atuar na escola de samba Balanço do Morro em 1980, e já em 1982, emplacou seu primeiro samba enredo: “Hoje, chove prata no reino do carnaval”. “Fazer samba numa cidade onde esse ritmo por muito tempo foi negado e marginalizado, mesmo em meio às dificuldades encontradas, me mostrando que desistir era o caminho mais fácil, nunca arredei o pé minhas origens”, disse Debinha Ramos.
O músico ressaltou que o show dos seus 40 anos de samba tem acima de tudo o objetivo de celebrar a música autêntica e genuína do bairro das Rocas. “Este show vem para mostrar que mesmo quem carrega o estigma de ser de alguma comunidade, na verdade, deve se sentir vitorioso, porque que são nestes lugares que estão grandes talentos. Tenho muito orgulho de ser um dos que lá atrás contribuíram para o samba potiguar estar pulsando até hoje”, destacou.
O show faz parte do projeto do Sesc RN, instituição do Sistema Fecomércio, que segue até o fim do ano e contará com mais quatro shows, contemplando todas as zonas da capital e um especial Rocas.
Serviço:
O que: Debinha Ramos: 40 anos de samba
Quando: Sexta, às 19h
Onde: Memorial Câmara Cascudo, na Cidade Alta
Acesso: Um quilo (1 kg) de alimento não perecível destinado ao Programa Mesa Brasil Sesc.