Foto: Divulgação
Os representantes do projeto de instalação de um novo aeroporto em Mossoró apresentaram nessa quarta-feira (31) a proposta para a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Na reunião que aconteceu em Natal estavam presentes os idealizadores do projeto do Aeroporto Regional Intermodal de Mossoró e os representantes da Sudene.
A entidade ligada ao Governo Federal tem a finalidade de promover o desenvolvimento includente e sustentável da região, além da integração competitiva da base produtiva regional nas economias nacional e internacional.
No encontro foi apresentada a proposta criada em 2012 pelo empresário Tenente Schwatey para construir um novo aeroporto na cidade. O local seria voltado para cargas e passageiros, e teria capacidade para operar cinco voos nacionais, cinco voos regionais, e três voos internacionais voltados para a exportação e importação de produtos.
De acordo com Schwatey, o projeto já foi apresentado para o Ministério da Infraestrutura, que chancelou a viabilidade do empreendimento. Agora, para sair do papel e se tornar uma realidade, o aeroporto precisa de parcerias como a da Sudene.
“Relatórios que obtivemos do Ministério da Infraestrutura é com duas possibilidades bem fortes. A primeira delas é que o nosso aeroporto fosse construído por recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil. Tem essa possibilidade que o Ministério consegue suportar, e nós temos que levar essa proposta para eles. Uma segunda possibilidade é se fizéssemos uma parceria público/privado”, explica o Tenente Schwatey”
Se colocado em prática o projeto, o aeroporto novo estaria completo em 36 meses, e iria gerar 15 mil empregos diretos e 35 mil empregos indiretos.
Com informações da TCM