Foto: Divulgação
O desrespeito às leis de proteção à natureza vem preocupando moradores de Extremoz, que relatam a presença de dezenas de construções irregulares na Área de Proteção Ambiental de Jenipabu (APAJ- Jenipabu). Recentemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Extremoz – SEMUR, recebeu, de forma anônima, mais uma grave denúncia.
De acordo os autos do processo 3549/2022, um das construções irregulares esta em área verde do loteamento Campinas, em espaço pertencente a (APAJ- Jenipabu) . O invasor apresentou documentos falsos de posse e construiu no terreno um imóvel com bar e quartos localizados na parte interna, além de um reservatório de água visivelmente suja.
O reclamante reitera que a denúncia já havia sido feita outras vezes, que não há alvará e licença ambiental perante órgãos responsáveis e que nenhuma providência foi tomada até o momento para analisar a ocorrência de crime ambiental.
Este tipo de invasão tem sido recorrente. Para propor ações emergenciais em relação às invasões, queimadas e construções irregulares, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) realiza nesta terça-feira (31), a 64ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APAJenipabu – APAJ, das 09 às 11h, pela plataforma zoom.
Na reunião também serão debatidos outros temas ,como a integração de novas zonas à APAJ e ao Plano Diretor do Município de Extremoz, identificação dos conselheiros e cronograma de vistorias conjuntas na área do bairro Campinas.
As imagens da irregularidade foram anexadas aos autos, e mostram a retirada de vegetação e construção irregular sem licença e autorização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN).