O prefeito de Natal, Álvaro Dias, assinou um ordem de serviço na manhã desta terça-feira (30) para a elaboração do diagnóstico do sistema de transporte público em Natal. A análise será feita pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com custo total da consultoria de R$ 526 mil. Além do prefeito, o documento também foi assinado pela secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, e o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, no Palácio Felipe Camarão.
A missão da ANTP é elaborar um plano de melhoria e diagnóstico da real situação do transporte de Natal, propondo melhorias no serviço atual ofertado para a população em regiões que perderam a oferta de transporte. A associação trará técnicos para Natal, como a arquiteta e urbanista, Andrea Brisida, e acompanhará dados operacionais, bilhetagem e também seus respectivos itinerários para que possa elaborar um plano de melhorias para o sistema. O prazo para a elaboração do diagnóstico é de 120 dias, contando da data de realização da primeira reunião de trabalho, que ocorreu no dia 23 de agosto.
“A Associação Nacional de Transportes Públicos está aqui para nos ajudar a melhorar o sistema de transporte público de Natal, agravado pela pandemia do coronavírus, quando as empresas trabalharam com grandes prejuízos. Diante do quadro atual, é preciso que tomemos medidas para enfrentar os problemas do sistema, como, por exemplo,
Na ocasião, Álvaro Dias disse que o trabalho da Associação tem como foco serviços de consultoria, análises e ideias para o redesenho do serviço de transporte coletivo da cidade: “Com a consultoria, buscamos um serviço de transporte público eficiente. Vamos caminhar em direção ao futuro resolvendo os problemas do transporte público de Natal”.
De acordo com a titular da STTU, Daliana Bandeira, a parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos era muito esperada pela secretaria. Ela destacou a experiência de 45 anos da ANTP no ramo de consultoria do sistema de transporte público. “A consultoria irá fazer um diagnóstico do sistema atual, para que possamos melhorar serviços que sejam apontados durante o relatório. Com isso, vamos implantar melhorias no sistema em um curto prazo em Natal”, afirmou a secretaria.
Para o superintendente nacional da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, é importante que todo projeto de política pública já nasça com uma grande probabilidade de sucesso: “O nosso objetivo sempre foi desenvolver projetos para melhorar o sistema de transporte público. No primeiro contato com a equipe técnica da STTU, sentimos que a mesma é competente e que nos ajudará a construir um diagnóstico sobre o sistema de transporte de Natal”.