Natal terá escola modelo de ensino integral com estrutura auto sustentável

Está sendo discutido no âmbito da Prefeitura do Natal o projeto de uma escola que terá modelo diferenciado de ensino público. A Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen será também a primeira instituição com estrutura auto sustentável do Município e a maior em estrutura da rede pública de Natal. Detalhes foram discutidos na tarde da última segunda-feira (22) entre o prefeito Álvaro Dias, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), além de arquitetos e outros técnicos.

Na concepção da futura unidade educacional, a proposta também abrange a implementação de um programa-piloto de incentivo à leitura. Para auxiliar no projeto, será construída a maior biblioteca pública de Natal. Além disso, serão disponibilizados para os alunos serviços médicos, odontológicos e três refeições. A Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen será construída na comunidade Alto da Torre, no bairro da Redinha, Zona Norte, numa área de 20 mil metros quadrados.

“Vamos construir uma escola que será referência no País, capaz não apenas de preparar os estudantes, mas também de integrar e beneficiar toda a comunidade da região”, disse o prefeito. O gestor anunciou ainda que a biblioteca da futura escola será aberta ao público externo. “Teremos a nossa primeira Biblioteca Municipal no acesso público, para atender estudantes de todas as escolas e a população”, acrescentou.
Quando ficar pronta, a unidade de ensino irá atender a estudantes da Educação Infantil (grupos IV e V), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos matriculados no programa EJA. Na parte educacional, a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, ressaltou a proposta de ampliação do ensino para outras línguas, como inglês e espanhol, e para o sistema Libras, assim como o programa-piloto de incentivo à leitura.
A estrutura terá blocos de salas do ensino fundamental, multimeios, salas do ensino infantil, área de convivência e administrativa. Será dotada de equipamentos de energia solar e sistema de reuso da água em jardins, além da criação de uma grande área verde. “Ampliamos o projeto para integrar um mini-bosque à área construída”, explicou Álvaro Dias. Os recursos para a obra virão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da própria Prefeitura de Natal.
O prefeito também explicou a decisão de dar à escola o nome do Padre Thiago Theisen, falecido em outubro do ano passado. “Tomamos a decisão de prestar uma justa homenagem ao saudoso Padre Tiago Theisen, como reconhecimento ao grande trabalho social que ele realizou ao longo da vida, em doação às pessoas menos favorecidas”.