A Prefeitura de Natal acionou a Procuradoria Geral do Município para analisar a viabilidade legal de assumir a gestão das vias estaduais que cortam a capital potiguar. A informação foi do secretário de Insfraestrutura de Natal, Carlson Gomes, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal (93,5FM), na manhã desta quinta-feira (18).
A solicitação para a análise foi feita para saber se é viável um acordo para que ocorra a mudança de gestão das vias estaduais urbanas, principalmente as que têm sofrido com problemas estruturais, incluindo os buracos.
“O município, através da Procuradoria, estuda essa possibilidade de, em algumas vias, o município assumir a manutenção. Seria a João Medeiros Filho, Roberto Freire, o prolongamento da Prudente de Morais e a Omar O’Grady. A Moema Tinoco não seria possível (nesse momento) pois ainda há uma obra em andamento de ordem do DER (Departamento Estradas de Rodagens do RN)”, explicou Carlson Gomes.
Em relação à possibilidade de repartição de recursos ou convênios para a manuntenção das vias, o secretário esclareceu que, em reunião com o prefeito Álvaro Dias, solicitou parecer da Procuradoria para que, havendo sinal positivo, Prefeitura e Estado discutam a mudança na gestão e como os custos com as ações serão divididos.
“O município fica sempre levando a culpa. Nós levamos a culpa do problema badalado na Avenida das Fronteiras, que um carro foi engolido e bastante jogado nas redes sociais. Um carro entrou num ‘afundamento’ também na Felizardo Moura e não era competência do Município. A competência em si, as vias eram do estado e ambos os locais eram (problemas) oriundas da Caern”, descreveu o Carlson Gomes, explicando ainda que a Prefeitura tem encaminhado algumas reclamações à Arsban devido às aberturas de buracos por parte da Caern em vias recém recuperadas.
As vias estaduais que cruzam Natal são Av. Doutor João Medeiros Filho (do Viaduto de Igapó até a Av. Ulisses Guimarães), Av. Prefeito Omar O’Grady (Prolongamento da Av. Prudente de Morais), Av. Senador Dinarte Mariz (Via Costeira), Rota do Sol, Av. Deputado Antônio Florêncio de Queirós (Rota do Sol), Av. Moema Tinoco da Cunha Lima (Estrada de Genipabú – da Av. Dr. João Medeiros Filho até a Estrada Professora Alice Rodrigues) e Av. Engenheiro Roberto Freire.