Major da PM conclui curso de capacitação nos EUA para pilotar Potiguar 02

O Major da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, William Danilo, concluiu nesta última quarta-feira (17), o curso de capacitação para pilotar a aeronave ‘Potiguar 02’, que deve chegar ao Rio Grande do Norte em dezembro deste ano. A parte final do treinamento foi realizada na Filadélfia, nos EUA.

O Oficial da Corporação potiguar é o sétimo policial habilitado a conduzir de forma eficiente e segura o helicóptero. Anteriormente, seis integrantes do Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer) já tinham concluído o curso em território americano.

O curso foi realizado em duas etapas. A primeira foi teórica, chamada de “Ground School”, onde os policiais conhecem a aeronave e entendem seu funcionamento. A segunda parte da formação é prática, na qual, os militares pilotam a aeronave, entendem o acionamento dela, as reações e treinam a operação, com foco nas emergências.

Major Danilo concluiu a parte prática do capacitação nesta quarta-feira nos EUA – Foto: Arquivo Pessoal

A parte teórica da formação foi feita em Natal, por videoconferência, e a parte prática, ocorreu na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos.

Segundo o Major William Danilo, que já pilota o ‘Potiguar 01’, além dos sete pilotos, também estão sendo formados quatro mecânicos para trabalhar na máquina. A parte prática destes profissionais está acontecendo na Itália.

A empresa Leonardo Helicópteros, multinacional italiana da indústria aeroespacial, que possui fábrica nos EUA e Itália, é a responsável pelo treinamento e formação dos profissionais que buscam se tornar habilitados para pilotar as aeronaves da frota.