Torcida do América prepara invasão e recorde de público na Arena

Enquanto nos trabalhos dentro de campo, Leandro Sena se preocupa em preparar a equipe para o primeiro confronto dos duelos contra o Caxias, que irá definir qual deles irá conquistar o acesso para Série C no próximo ano. Fora das quatro linhas, o departamento de marketing alvirrubro já está se preocupando no tamanho da festa que pretende proporcionar para o segundo e decisivo duelo, em Natal, diante dos gaúchos. A meta é lotar a arena das Dunas, se for possível, até ocupando os espaços destinados para abrigar a torcida do clube visitante.

O diretor de marketing, Antônio Neto, já vem estudando uma forma para contemplar o grande número de torcedores americanos que vão querer presenciar o momento que eles mais esperam, desde a temporada de 2017, quando iniciou a saga da equipe potiguar dentro da Série D. A ideia é trocar os seis anos de lamentações por um dia de uma festa que ficará marcada na história do futebol potiguar.

A ansiedade pelo momento da decisão é tão grande, foi levada para mesa de discussão com a diretoria, a possibilidade de contratação de uma estrutura móvel, como a implantada durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, visando ampliar a capacidade de público da Arena das Dunas, que atualmente é de receber até 31.375 torcedores. Com a estrutura montada para a Copa, a praça esportiva teve a capacidade de público ampliada para 42 mil pessoas.
Pesou para a diretoria abrir mão de apostar numa possível ampliação, o tempo de serviço necessário para que a estrutura móvel seja montada. No período do Mundial foram necessários 25 dias, após a chegada de todo o material necessário para instalação. No caso o tempo pesou contra, porque para fazer tudo, o América teria apenas 15 dias.
Como o momento vem sendo bastante esperado, toda carga de ingressos disponíveis para o clube potiguar será exposta para venda, para que os torcedores possam logo ir escolhendo os locais de onde vão querer assistir a partida. Como existe uma limitação de público e a ideia é não deixar ninguém fora da decisão, outra alternativa que vem sendo debatida e será bem mais viável, é montar uma estrutura com telões para transmissão da partida decisiva ao vivo, na parte externa da Arena das Dunas. Todas essas questões deverão estar resolvidas até o final de semana, quando se terá uma noção da quantidade de ingressos vendidos.
Pelo segundo ano consecutivo o Caxias atravessa a frente de um representante potiguar nas quartas de final da Série D. Ano passado o confronto foi contra o ABC, que saiu vitorioso e, agora, é o América que pode trilhar o mesmo caminho. Faz três anos que os gaúchos chegam na fase decisiva, mas acabam desperdiçando a chance do acesso e, agora, a fé é que consigam, enfim, dar esse último passo rumo a Série C. Jogando com o estádio Centenário cheio, a equipe de Caxias de Sul empatou com o Real Noroeste, em 0 a 0 (ida: 1 a 1), no jogo de volta das oitavas de final. Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis os donos da casa saíram vitoriosos.
Julgamento
Toda festa que vem sendo planejada para Natal, vai depender do julgamento do América, que está em pauta para ser apreciado na próxima quinta-feira no Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O caso é o da punição que o clube recebeu no julgamento em primeira instância da perda de um mando de campo, devido aos distúrbios provocados pelos torcedores alvirrubros, no estádio Almeidão, em João Pessoa-PB, durante o intervalo da partida diante do São Paulo Crystal. Quando uma parte dos potiguares arrombou a sala onde estavam guardados bandeiras e instrumentos musicais de uma torcida organizada do Botafogo-PB e promoveu uma destruição. Caso a punição seja confirmada, o clube correrá o sério risco de cumprir o compromisso com o Caxias.  A punição estava prevista para acontecer no jogo da volta contra a Jacuipense, no primeiro mata-mata, mas os advogados alvirrubros conseguiram uma liminar suspendendo os efeitos até o segundo julgamento.
As vendas de ingressos para o segundo jogo do “mata-mata do acesso”, na Arena das Dunas, já foram iniciadas. A torcida feminina do América terá preço fixo de R$ R$ 10,00 para os setores Leste, Sul, Norte e Noroeste, e pagará meia entrada para o setor Premium. Crianças de até 12 anos tem gratuidade garantida a exemplo de pessoas com deficiência (PCD) devidamente identificados.