Sesap esclarece falta de vacina Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos

Em nota divulgada nesta segunda (15), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que a liberação, pelo Ministério da Saúde (MS), da vacinação de crianças de 3 a 4 anos com o imunizante coronavac ocorreu sem o envio de doses ao Rio Grande do Norte. No Estado pelo menos 11 municípios já suspenderam a vacinação.

Para garantir o início da imunização deste público-alvo, a Sesap explica que remanejou 10.100 doses para os municípios, com a orientação expressa de que aplicassem de modo a garantir a segunda dose.

Apesar da orientação, alguns municípios zeraram o estoque e suspenderam a vacinação. A Sesap solicitou ao Ministério da Saúde o envio de novas doses da coronavac para que a imunização seja continuada.

A população total estimada para o RN nessa faixa etária, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 95.901 crianças. Os municípios Vera Cruz, Montanhas, Serra de São Bento, Tibau do Sul, Lajes Pintadas, Lagoa dos Velhos, Senador Elói de Souza, Jaçanã, Japi e Parnamirim estão com vacinação suspensa.

Segundo o coordenador de imunização de Mossoró, Etevaldo Lima, o município tem vacina suficiente e até mesmo chegou a emprestar ao Estado contudo ele alerta que a baixa procura tem provocado desperdício de doses. “Como poucas pessoas estão vindo tomar vacina as vezes precisamos descartar o frasco que depois de aberto precisa ser usado em até 8 horas”, conta.