Sete vereadores de Natal tentam se eleger para Câmara Federal e Assembleia Legislativa neste ano

As eleições gerais de outubro podem causar uma mudança significativa na composição da Câmara Municipal de Natal (CMN), já que sete vereadores natalenses estão disputando uma das vagas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Se eleitos, Divaneide Basílio (PT), Júlia Arruda (PCdoB), Milklei Leite (PV) e Camila Araújo, Paulinho Freire, Robson Carvalho e Tércio Tinoco – todos do União Brasil, serão substituídos pelos suplentes de seus respectivos partidos.

Conforme a Resolução nº 23.611/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “serão suplentes do partido político que obtiver vaga todos os demais candidatos que não foram efetivamente eleitos, na ordem decrescente de votação”, em acordo com artigo 112 do Código Eleitoral.

Entre os sete vereadores que estão disputando as eleições proporcionais este ano, três focaram uma das oito vagas da Câmara dos Deputados: Camila, Milklei e Paulinho, presidente da Câmara Municipal. Divaneide, Júlia, Robson e Tércio estão disputando uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa.

Além do teste das urnas, os parlamentares natalenses também poderão avaliar o seu índice de popularidade junto às suas bases eleitorais, tanto na Capital, como nos municípios que devem visitar, em busca de diálogos com as comunidades. E, caso não sejam eleitos deputados, eles continuam cumprindo seus mandatos normalmente, uma vez que a Lei Eleitoral permite o retorno às atividades legislativas.

“Nessa campanha, venho conversando com as pessoas sobre nosso trabalho e nossas ideias para o RN”, disse Paulinho. O mesmo sentimento é compartilhado por Divaneide. “Nosso trabalho já fez muito por Natal. É hora de ampliar. Com a candidatura a deputada estadual, vamos levar esse projeto para todo o RN. Por onde nossa candidatura tem passado, encontro olhares de esperança”, afirmou.

Tércio Tinoco, que, se eleito, será o primeiro cadeirante deputado estadual no Rio Grande do Norte, destacou sua luta pela inclusão como plano para a Assembleia. “Estamos nessa luta por mais inclusão, acessibilidade e respeito”, destacou.

Evangélica, Camila creditou a Deus sua candidatura. “Ele é quem tem dado crescimento a esse projeto e isso é uma coisa maravilhosa aos nossos olhos”, falou. Já Milklei foca nas melhorias das condições de trabalho. “Quero compreender quais os problemas dos trabalhadores e atuar para melhorar estas realidades”, afirmou.

Para Júlia, vereadora por quatro mandatos, essa é a hora de alçar voos mais altos e levar o trabalho já desenvolvido na Capital para o resto do Estado. “Em defesa das mulheres, da juventude, das pessoas com deficiências e trabalhadores, para que possamos reproduzir as ações para todo o Rio Grande do Norte”, afirmou. Envolvido com a causa animal, Robson também foca na geração de emprego e renda. “Luto por mais empregabilidade e capacitação profissional para a nossa juventude”, disse.