Dia Municipal da Reciclagem passa a ser comemorado em Parnamirim

Com a sanção da Lei Ordinária nº 2.268/2022, o município de Parnamirim passa a comemorar o Dia Municipal da Reciclagem, em 17 de Maio. A lei é oriunda do PL nº 27/2022, de autoria do vereador Léo Lima, que tem o intuito de conscientizar e orientar a população acerca da reutilização de materiais e sua importância para o meio ambiente.

A lei estabelece que as autoridades municipais devem realizar eventos e atos públicos que incentivem os parnamirinenses a adotar a reciclagem como um hábito de suma importância à sustentabilidade, estimulando e divulgando a coleta seletiva nos bairros de Parnamirim.

O vereador Léo Lima ressalta que o projeto está de acordo com as atuais demandas do mundo, tendo em vista a presente situação em relação à necessidade de menor produção de lixo urbano e o reaproveitamento de materiais é uma alternativa considerável.

“Ao instituir esta data no calendário, o Poder Público cumpre seu papel, e em conjunto com a sociedade e empresas dos mais diversos níveis, cria uma nova concepção de cidade com a redução de lixo urbano”, afirmou.

Por que a reciclagem é tão importante?

Com o reaproveitamento de materiais, as demandas de extração de novas matérias-primas diminuem, e consequentemente, menos gases de efeito estufa são emitidos. Além disso, a reciclagem contribui com a redução de lixo urbano, auxiliando na manutenção de uma cidade mais limpa.

Alguns materiais que podem ser reutilizados são: jornais, revistas, caixas de leite, latas de aço, alumínio, garrafas, vidros e frascos plásticos.