Projeto social oferece aulas de violão gratuitas a alunos de escolas municipais no interior do RN

A Voltalia, produtora de energia renovável e prestadora de serviços, deu início no último dia 22 ao projeto que levará arte aos alunos das Escolas Municipais Vila Ceará e Vila Amazonas, em Serra do Mel, onde a empresa desenvolve o Cluster Serra Branca. O Música na Escola vai oferecer, até o fim do ano letivo, aulas semanais de violão a cerca de 50 estudantes de 9 a 16 anos, com professores qualificados, além de disponibilizar todos os materiais didáticos e acessórios como afinadores digitais, estante de partitura e encordoamento para os violões, necessários ao desenvolvimento e aprendizado dos futuros músicos. Além do espaço físico, as escolas disponibilizam os instrumentos musicais.

Além de gostar de violão, claro, foram estabelecidos alguns critérios para os jovens e crianças que queiram participar das aulas. Não faltar, fazer as atividades escolares e de casa, participar dos eventos da escola, ter bom comportamento, notas boas e estar disposto a participar do concerto de violão na festa da cidade, em 25 de novembro, são algumas delas. Sulamita Santos, aluna da Escola Municipal Vila Ceará, de 15 anos, gostou de saber que terá aulas de violão: “Eu acho muito interessante poder aprender a tocar instrumentos e acho que isso vai unir mais os alunos”, comemora.

O projeto segue dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sustentado em metas bem delineadas em relação a cada um deles. Para o ODS 4°, que trata de Educação de Qualidade, o intuito é garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias à promoção do desenvolvimento sustentável, direitos humanos, igualdade de gênero e valorização da diversidade cultural. Já em relação ao ODS 10°, sobre a Redução das Desigualdades, a meta é, também até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição econômica.

“Nos sentimos honrados em viabilizar as aulas de música para as crianças da Serra do Mel. Quando falamos em promover a melhoria global por meio do desenvolvimento local, queremos dizer que o presente pode mudar o futuro. Hoje, estamos felizes por fazermos parte do presente de cada criança que participa do Música na Escola e esperamos que o projeto possa gerar bons frutos na vida de todas elas”, comemora Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil.

Na ocasião da primeira aula, a empolgação esteve presente entre os alunos, como Sulamita, mas também entre os professores. “Considero um presente e um privilégio enquanto professor de música poder participar da formação musical inicial das crianças. É comprovado cientificamente que aquelas que possuem acesso à musicalização desenvolvem aproximadamente 70% mais habilidades de absorção em outras matérias do ensino educacional, pois criam mecanismos que as tornam mais atenciosas aos conteúdos aplicados. Além disso, desenvolvem o convívio social, o respeito ao espaço do outro e aprendem a ouvir e trabalhar em coletividade”, comenta o maestro Gideão Lima da Silva, um dos professores de música contratados pela Voltalia.

Grupo Voltalia (www.voltalia.com) 

Voltalia é um player internacional no setor de energias renováveis. O grupo produz e vende eletricidade gerada a partir de instalações eólica, solar, hidráulica e de biomassa que possui e opera, além de possuir soluções de armazenamento. Tem uma capacidade de geração em operação e em construção de mais de 1,7 GW e um portfólio de projetos em desenvolvimento representando uma capacidade total de 10,7 GW.

O grupo conta com mais de 1.280 colaboradores, está presente em 20 países e está apto a atuar globalmente, em nome de seus clientes.  Listado no mercado regulado da Euronext Paris, compartimento B (FR0011995588 – VLTSA), faz parte dos índices Enternext Tech 40 e CAC Mid & Small e do Gaïa-Index, um índice para mid-caps socialmente responsáveis.

No Brasil desde 2006, a empresa tem sede no Rio de Janeiro, conta atualmente com mais de 250 colaboradores e desenvolveu um portfólio de projetos de energia renovável de grande porte.

Atuando desde o desenvolvimento de projetos até a venda de energia, a companhia possui mais de 1 GW em operação e construção, localizado, principalmente, no Rio Grande do Norte.

Com contratos de venda de energia já garantidos, a serem construídos nos próximos anos, a Voltalia Brasil possui ainda um pipeline de mais de 5 GW localizados em dez estados do país