Lei obriga inclusão de obras de autores potiguares nas escolas do RN

A literatura potiguar vai estar presente nas escolas das redes estadual e particular de ensino no Rio Grande do Norte. O Governo do Estado sancionou, nesta sexta-feira (5), lei que obriga as escolas a utilizarem as obras dos autores do estado em suas atividades interdisciplinares.

A lei, de autoria do deputado estadual Francisco do PT, visa preservar a identidade cultural e a literária regional dentro da sala de aula, apoiando o patrimônio estadual. Na opinião do justificativa da proposta, o deputado defendeu que a produção em sala de aula, voltada ao estudo e desenvolvimento de obras literarias potiguares, torna-se imprescindível para a construção de conhecimento e expansão dos projetos socioculturais literarios.
Segundo Francisco do PT, o estado já vem implementando ações que apoiam a literatura potiguar e incentiva os escritores do Rio Grande do Norte. Dentre essas iniciativas está o RN Literário, projeto que fomenta a cultura do livro na rede estadual de ensino, assegurando e fortalecendo a democatrização da acessibilidade aos livros e à literatura.
“Entendemos que não existe espaço mais oportuno para o ensino e difusão de informações acerca da Literatura Potiguar que as escolas. É em razão disso que apresentamos o presente Projeto de lei, objetivando a inserção de conteúdos relacionados à essa na rede estadual de ensino”, disse o deputado
Para entrar em vigor, caberá ao Poder Executivo a regulamentação específica e estabelecimento de diretrizes para que as obras passem a fazer parte, obrigatoriamente, do cotidiano das escolas no estado.