Coordenadora do Grupo Despertar da Liga Contra o Câncer é finalista de prêmio nacional para mulheres inspiradoras

A artesã Maria Eleni Bezerra, 60 anos, coordenadora do Grupo Despertar, formado por ex-pacientes de câncer de mama da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, é uma das três finalistas nacionais do Prêmio Inspiradoras 2022, uma iniciativa da Universa e do Instituto Avon. A informação foi divulgada pelo Portal UOL na quarta-feira (03). O Prêmio Inspiradoras tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade às mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras.

Maria Eleni está concorrendo na categoria Informação para Vida. Segundo o portal UOL, as finalistas dessa categoria têm como objetivo promover maior conhecimento sobre o câncer de mama, tornando mais suave o percurso de mulheres que precisam enfrentá-lo. É justamente esse o objetivo do Grupo Despertar da Liga, uma iniciativa voluntária empreendida por mulheres que passaram pela experiência do diagnóstico e do tratamento de câncer de mama. O intuito do grupo é apoiar e levar alento para mulheres com a doença, por meio da orientação e humanização do processo de terapia. Para o Portal UOL, “Maria Eleni acredita no poder da arte e da expressão corporal para encarar o tratamento”.

As voluntárias do Grupo Despertar se dividem em várias atividades, como reuniões, palestras educativas, acompanhamentos pré e pós-cirúrgicos, visitas hospitalares e domiciliares, entre outros. Realizam, ainda, sessões semanais de yoga e terapia ocupacional, além de manter um grupo de canto coral. Segundo a reportagem, “desde que Maria Eleni assumiu a coordenação, o número de voluntárias passou de 40 para 90. O trabalho delas já impactou mais de 2.000 mulheres pacientes de câncer”.