Senadora australiana chama a rainha Elizabeth de ‘colonizadora’ durante juramento

A senadora australiana de origem aborígene Lidia Thorpe descreveu a rainha Elizabeth II como “colonizadora” durante o juramento que fez diante dos parlamentares australianos nesta segunda-feira (1°/08). Austrália é um dos países que compõem Commonweatlh e ainda tem a rainha Elizabeth II como chefe de Estado.

A fala gerou críticas por parte dos outros senadores. Segundo o jornal britânico The Guardian, uma outra parlamentar gritou: “você não é senadora se não fizer isso corretamente”.

A posse oficial dos senadores ocorreu na semana passada. Como não estava presente,  Thorpe,  senadora do Partido Verde, realizou o juramento na manhã desta segunda-feira.
Um vídeo mostra a senadora Thorpe caminhando para o plenário do Senado com o punho direito erguido no ar. Ela então é orientada a recitar palavras escritas em um cartão, mas faz a alteração, adicionando a palavra “colonizadora” ao juramento.
“Eu, Lidia Thorpe, juro solene e sinceramente que serei fiel e manterei verdadeira lealdade à colonizadora, sua majestade, a rainha Elizabeth II”, disse ela. A palavra “colonizadora” não está no juramento formal.
No mesmo instante,  ela foi repreendida por outros senadores, e a presidente do Senado pede que Lidia leia novamente o juramento da forma correta.
Da segunda vez, Lidia lê o juramento corretamente, mas de forma irônica.