Natal teve diminuição de 13% no número de homicídios entre 2020 e 2021, segundo Observatório de Segurança Pública

O Relatório sobre Crime e Violência no Município de Natal mais recente apresenta dados da violência e criminalidade ocorridas em Natal-RN entre os anos de 2020 e 2021, a contribuição do município na segurança pública e um diagnóstico comparativo sobre os crimes com emprego da violência.

De acordo com o documento, em 2021 houve diminuição de 13% no número de homicídios em Natal em relação a 2020. O número de homicídios dolosos vem diminuindo continuamente no município desde 2017 acompanhando o quadro nacional.

No mesmo período também houve aumento de 9,11% no número de acionamentos da Guarda Municipal de Natal (GMN) realizados pelo CIOSP em relação a 2020.

Em 2021, as regiões Norte e Oeste de Natal concentraram a maior parte dos atendimentos prestados pela Guarda Municipal em todo o município do Natal. A região Norte foi responsável por 31,4% das ocorrências atendidas, e a região Oeste por 27,2%.

Dentre as diferentes razões para o acionamento da GMN, destacam-se majoritariamente o serviço de apoio ao SAMU (zonas Norte, Oeste e Leste) e a intervenção para coibir a perturbação ao sossego alheio (zona Sul).

 

Sobre o relatório

O documento, produzido anualmente pelo Observatório de Segurança Pública, parte da estrutura do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), foi apresentado durante o 30° Congresso Nacional de Guardas Municipais.

Ele foi dividido em duas partes. A primeira parte refere-se à contribuição do município para a segurança pública através dos atendimentos às ocorrências realizadas pela Guarda Municipal do Natal (GMN) nas quatro regiões administrativas da cidade. A segunda, refere-se à construção de um diagnóstico comparativo sobre os crimes com emprego da violência entre 2020 e 2021 em Natal.