Um dia de palestras e imersões no mundo aeroespacial marcará o sábado de estudantes de vários campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) no próximo dia 23 em um ambiente semelhante ao planeta Marte em diversos aspectos. O evento será promovido pelo projeto de extensão ‘Potiguar Rocket Design’, da UFRN e tem como objetivo incentivar alunos prestes a ingressarem na universidade a se interessar pela área. O local escolhido para a experiência, que terá direito a lançamento de foguetes, será o Habitat Marte, estação localizada em Caiçara do Rio do Vento, município situado a 100 km de Natal.
A programação do ‘Levando Espaço à Comunidade’ (LEC), começa cedo, às 8h e segue ao longo do dia com palestras, visitas e oficinas, além do lançamento de foguetes no final da tarde. Anderson Damasceno, organizador do evento e vice-presidente da Potiguar Rocket Design explica que o cenário no qual o Rio Grande do Norte está inserido, deve ser motivo de criação de estímulos para que os jovens criem interesse pela área.
“Nós temos o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), além do Mestrado em Engenharia Aeroespacial na UFRN. Mas, apesar desse campo tão fértil aqui no RN, a inserção de pessoas na área é muito baixa. Então, a gente trouxe o evento como um incentivo para instigar esses alunos à área de tecnologia e de desenvolvimento de foguetes”, afirma Damasceno.
O evento contará com ensinamentos sobre Astronáutica Análoga, com abordagens a tópicos como rotinas espaciais e desafios de missões. Astronáutica é a ciência que trata da fabricação e operação de veículos projetados para o espaço. Os alunos também terão a oportunidade de conhecer a estação Habitat Marte, que simula ambientes e características do planeta marciano.
A estação é uma criação do professor Júlio de Rezende, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O intuito é funcionar como uma estação em Marte, mas estando aqui na Terra. “É possível as pessoas irem para lá e ter uma rotina espacial, com reclusão de três dias e questões que envolvem o físico e o psicológico, levando em conta que o visitante estaria em região desconhecida”, explica Anderson Damasceno.
A presidente da ‘Potiguar Rocket Design’, Luísa Santos, afirma que há uma parceria com a estação espacial análoga para que os experimentos do projeto de extensão sejam testados no local, com segurança. “No Habitat, todo o ambiente é análogo a Marte. O sol é parecido, as condições do Semiárido lembram a questão da dificuldade hídrica e existe até mesmo o cultivo de alimentos. A proposta é ser um treinamento para futuros astronautas, talvez até mesmo, uma simulação de como seria viver em Marte ou em regiões semelhantes”, destaca.
“O Hábitat Marte é o primeiro abaixo do Hemisfério Sul, por isso a grande importância da estação aqui no Brasil. A parceria com a Potiguar funciona basicamente porque a estação é o local onde a gente pode testar com segurança nossa tecnologia, dentro dos padrões que regem todos os protocolos”, complementa Santos.
Durante o evento do próximo sábado (23), os participantes acompanharão o lançamento dos próprios foguetes fabricados ao longo do dia. “Nós fazer uma oficina para a produção de foguetes de garrafas pet com os participantes. Haverá palestras focadas na parte de tecnologia e de como funciona a mecânica [de foguetes[, bem como sobre regras de segurança na hora de fazer esse tipo de experimento”, detalhou Anderson Damasceno, organizador do Levando Espaço à Comunidade’ (LEC) e aluno do curso de Engenharia de Materiais.
Além disso, haverá o lançamento do ‘Space Cowboy’, foguete de treinamento básico da ‘Potiguar Rocket Design’, com altitude projetada para 300 metros. “É um modelo criado por estudantes da UFRN, todo feito em compostos de fibra de carbono, com coleta de dados na parte interna – a chamada aviônica, que coleta dados de temperatura, pressão, altitude e da parte estrutural. Também contamos com a parte de propulsão, que é o combustível do foguete”, disse Damasceno, em seguida.
De acordo com o organizador do LEC, ‘Space Cowboy’ foi fabricdo durante a pandemia. Da idealização do projeto à finalização, foram cerca de oito meses. Para o evento do próximo sábado, quando os lançamentos ocorrerão, estão confirmados, até o momento, 30 estudantes, de três campi do IFRN de diferentes regiões do Estado: Parnamirim, Ceará-mirim e Currais Novos.
‘Potiguar Rocket Design’
A idealização do ‘Levando Espaço à Comunidade’ (LEC) é uma ação do projeto de extensão da UFRN ‘Potiguar Rocket Design’, criado em 2016 com o intuito de atrair a comunidade para a produção de tecnologia na área espacial. Atualmente, são cerca de 60 integrantes, todos orientados pelo professor George Marinho. A presidente do projeto, a estudante de Engenharia Mecânica, Luísa Santos, de 24 anos, esclareceu que o grupo é formado por diversas diretorias.
Embora o foco seja o estímulo ao ingresso na área espacial, Santos destaca que outras questões são levadas a sério dentro do projeto. O projeto de extensão, aliás, já trouxe inúmeras conquistas para o grupo. A equipe foi campeã da Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF), em 2018; levou o 3º lugar do Festival Brasileiro de Minifoguetes, em 2019 e o 2º lugar na Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), em 2020, na categoria de Aplicações de Satélites. Ainda naquele ano, a Potiguar Rocket ficou em 14º lugar na segunda maior competição de foguetes e satélites do mundo, a Latin American Space Challenge.