Após protestos, presidente da Funai abandona evento em Madri

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), o delegado da Polícia Federal Marcelo Xavier, precisou deixar um evento internacional em Madri, capital da Espanha, que tratava sobre a situação de povos indígenas, após ser alvo de protestos no local.

A manifestação partiu do indigenista Ricardo Rao, ex-funcionário da Funai. Aos gritos, ele chamava o presidente da Fundação de miliciano e o responsabilizava pelas mortes do colega Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, há aproximadamente um mês, ocorrida no Vale do Javari, território indígena na região Oeste do Amazonas.

“Esse homem é responsável pela morte de Bruno Pereira. Esse homem é responsável pela morte de Phillips. Você é um miliciano, bandido. Vai embora mesmo, vai para fora”, dizia aos gritos Ricardo Rao que falava ainda que Marclo Xavier não merecia estar naquele lugar.

O episódio foi registrado por alguns presentes e o vídeo passou a circular nas redes sociais. Nas imagens podemos ver o indigenista Ricardo Rao, em pé, gritando contra o presidente da Funai, que logo em seguida sai do auditório acompanhado de outras duas pessoas.

O evento em questão é o III Encontro de Altas Autoridades da Ibero-América com Povos Indígenas, e aconteceu durante a XV Assembleia Geral da FILAC (Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe).