Motoristas de aplicativos fazem protesto por insegurança em Natal

Motoristas por aplicativos fizeram um protesto na manhã da terça-feira (19) para cobrar mais segurança para a categoria. Essa foi a quarta morte de motorista registrada em 2022, segundo os próprios motoristas. O número não foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública. A manifestação acontece após o profissional Francisco de Assis Conceição, de 58 anos, ter sido encontrado em um poço desativado, na segunda (18), na cidade de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal, de acordo com a Polícia Civil. Com gritos de “justiça” e “segurança”, dezenas de motoristas fizeram um buzinaço no entorno da Arena das Dunas.

Em seguida, os condutores interditaram trecho da BR-101 na entrada de São Gonçalo da Amarante para chamar a atenção das autoridades para o problema. Além de reforço na segurança do Estado e da capital, os profissionais cobram medidas efetivas por parte dos aplicativos para coibir as investidas criminosas, como, por exemplo, uma maior rigidez no cadastro dos passageiros.
Francisco de Assis, que também era pastor evangélico, desapareceu por volta das 16h da sexta-feira (15), após aceitar uma corrida no Complexo Residencial Ruy Pereira, em São Gonçalo, segundo relatos de familiares e amigos ouvidos pela Polícia Militar. Desde então, o pastor não respondeu mais mensagens nem atendeu o telefone, até ser encontrado morto na Comunidade Guajiru. A confirmação por parte da Polícia Civil aconteceu na manhã de terça.
Francisco é o quarto motorista de aplicativo vítima da violência no Estado. Antes dele, Jorge Tiago Santos Ferreira, de 31 anos, foi morto a tiros em Extremoz, no Conjunto Moinho dos Ventos. Segundo a Polícia Civil, Jorge estava a caminho de uma corrida quando foi surpreendido por uma dupla armada que abriu fogo contra a vítima, que ainda tentou dirigir para escapar dos disparos, mas colidiu com um muro e morreu no local.
Em 15 de março, Pedro Gabriel da Silva Quirino, de 29 anos, foi encontrado morto dentro do porta-malas do veículo que usava para trabalhar. O cadáver de Pedro estava abandonado no carro na zona rural de Lagoa Salgada, município da região Agreste do Rio Grande do Norte. De acordo com a PM, a família havia comunicado o desaparecimento dele no dia anterior.
Mais tarde, em 27 de maio, o motorista de aplicativo Ivaldo Teonacio dos Santos, de 63 anos, também foi encontrado morto dentro do próprio carro. O crime aconteceu no Conjunto Parque das Árvores, em Parnamirim, na Grande Natal. Ivaldo foi baleado no tórax e não resistiu aos ferimentos.