Chip internacional pode ser a saída para viagens ao exterior

A internet virou uma ferramenta indispensável em praticamente qualquer situação cotidiana no mundo atual, tão acostumado e dependente da tecnologia. No entanto, o acesso a ela durante viagens ao exterior pode ser um desafio, uma vez que vários planos das operadoras do mercado brasileiro oferecem apenas planos com cobertura nacional. Encontrar uma forma de garantir o acesso à internet durante viagens para fora do país se transformou em uma etapa quase obrigatória entre os preparativos necessários para o momento.

No entanto, existem algumas opções e tipos de serviços diferentes para resolver essa questão. E cada um deles funciona de forma distinta e traz suas vantagens e desvantagens. A alternativa mais simples sempre foi ativar o chamado roaming internacional, diretamente com a operadora brasileira. O serviço habilita o uso no exterior do próprio número do usuário e cobra uma taxa diária por serviços de internet e/ou ligações. Apesar da comodidade, essa opção costuma ser a mais custosa devido aos valores cobrados por dia de uso.

Outra opção é adquirir um chip e contratar um plano pré-pago com uma operadora local no país de destino. Essa opção costuma sair mais barata do que o roaming, mas traz algumas desvantagens para quem pretende visitar mais de um país no mesmo roteiro. Além de precisar trocar de chip a cada fronteira atravessada, ainda resta a questão da duração dos planos com relação ao tempo de viagem e a burocracia envolvida.

“Esse é um dos grandes diferenciais do chip internacional”, diz Paulo Guilherme Leal, criador da empresa de chips de viagem OMeuChip. O cliente pode comprar um chip internacional com duração específica para o período da viagem, e assim, “se ele for viajar por 7 dias, por exemplo, não precisa ficar com peso de ter comprado um plano de 30 dias”.

A utilização do chip internacional oferece a possibilidade de pacotes mais adequados às necessidades de consumo do viajante e planos diferentes de acordo com o destino que será visitado. Esses planos, com franquias ou ilimitados, disponibilizam conexão 4G ou 5G e ligações locais e internacionais por valores bem mais atrativos. De acordo com Paulo Leal, o serviço é a certeza de não ter surpresas na conta com os custos de roaming da operadora local e oferece comodidade e tranquilidade, já que mesmo sem o chip nacional no celular, nada muda na sua utilização. Até mesmo o Whatsapp permanece com o número brasileiro.

Ainda existe a possibilidade de utilizar apenas redes wi-fi gratuitas que costumam estar disponíveis em hotéis, praças, restaurantes e afins. Mas apesar de essa ser, obviamente, a opção mais barata, limita bastante as possibilidades. “Importante ressaltar que ao usar rede de Wi-Fi gratuita, você expõe os dados de seu celular, pois não são seguras”, complementa o empresário.

Não perder o acesso a informações úteis durante uma viagem, como horários de funcionamento dos estabelecimentos, endereços de restaurantes e a possibilidade de encontrar locais e caminhos através dos aplicativos de GPS, entre outros, auxilia bastante a se locomover e aproveitar melhor os destinos, principalmente quando em áreas mais urbanas.