Animais também sofrem com fortes chuvas em Natal; Ongs precisam de apoio

Assim como diversas famílias foram afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Norte, os animais também tiveram suas vidas impactas. O Instituto Hope RN, localizado na Zona Sul de Natal, precisa de apoio para ajudar cachorros e gatos resgatados em situação de vulnerabilidade. Ao todo, a organização recebe uma média diária de 10 pedidos para recolher animais.

O Instituto foi fundado em 2007 e, ao longo desses 15 anos, realiza ações de resgates, assistência, adoção e protocolo sanitário (vacinação, vermifugação e desparasitação), além de doação de ração para outras ONGs.

Para amparar os animais desabrigados ou abandonados após às chuvas, a organização aluga uma residência no bairro Neópolis. Neste mês, em virtude de problemas financeiros, os integrantes voluntários ainda não conseguiram pagar o aluguel do imóvel. “Os animais (cães e gatos) abrigados no IH são muito bem tratados. Para além de comida e abrigo, muitos deles precisam de medicação de uso contínuo, fisioterapia, às vezes, cirurgias e cuidados especiais. Pagamos aluguel, pagamos dois funcionários e folguistas, água, luz, IPTU, etc”, disse Sheyla de Azevedo, uma das voluntárias do Instituto.

A organização é coordenada por quatro mulheres, todas de forma voluntária e sem remuneração. Entre os gastos mensais estão despesas com alimentação, medicação, fisioterapia e manutenção do espaço. Segundo Sheyla, a instituição também está precisando de apoio humano para somar esforços com o aumento da demanda nos últimos dias. “Necessitamos também de voluntários. Pessoas que queiram dedicar algumas horas de sua semana para auxiliar o cuidado com os animais: sendo voluntários numa feira de adoção, nos ajudando no transporte de algum animal que precise ir fazer um tratamento médico, nos ajudando na divulgação em redes sociais, entre outros serviços”, comentou a voluntária.

As principais necessidade da ONG, neste momento, são ração, materiais de limpeza, remédios e exames veterinários. “Precisamos sempre de doações em dinheiro e insumos como ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e, também, que as pessoas ao invés de comprar animais, busque adotar aqueles que estão abrigados. Quando conseguimos bons adotantes, abrimos “vagas” para outros animais que precisam sair do abandono das ruas”, ressaltou Sheyla.

Quem tiver interesse em doar, o apoio em valores é realizado pelo por meio do Pix, pela chave de CNPJ 39.356.292/0001-35. Conheça mais sobre o trabalho da ONG pelo perfil na rede social Instagram (@institutohopern) ou pelo Facebook Instituto Hope.