Detran reforça limites de velocidade da Via Costeira em blitz educativa

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) concluiu no final da manhã desta sexta-feira (15), mais uma blitz educativa na Via Costeira com foco na orientação dos condutores sobre os limites de velocidade e a implantações de radares que devem começar a funcionar até o final deste mês. A ação educativa contou com as participações da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) e do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

No total, cerca de 200 veículos que transitavam na via foram abordados pelos orientadores do Detran e da STTU. Informações como respeito a sinalização, limites de velocidade, alertas sobre velocidade máxima de cada trecho e distribuição de material informativo com dicas para manter o trânsito seguro foram os principais pontos comunicados pelas equipes de educação viária.

O subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, Flávio Câmara, disse que a ação é mais um reforço para a conscientização dos motoristas que trafegam pela Via Costeira, no intuito de informar que os radares vão começar a funcionar e que o principal objetivo do Detran é a preservação da vida, a redução de acidentes e de feridos no trânsito potiguar.

“O objetivo do Detran não é multar e sim fazer com que os motoristas respeitem os limites de velocidade e possam ir e vir, sair e chegar ao seu destino com segurança. A Via Costeira já se encontra toda sinalizada e com os radares fixados para o funcionamento. Respeitando a velocidade todos ganham, pois nenhuma vida é perdida e ninguém é multado”, comentou o subcoordenador.

Outra via que vai receber o mesmo trabalho educativo é a Avenida João Medeiros Filho, que junto a Via Costeira, serão as primeiras a entrar em atividade no sistema de fiscalização por radar. No total, a fiscalização eletrônica vai monitorar 76 faixas de rolamento situadas nas avenidas Engenheiro Roberto Freire (RN 063), Via Costeira (RN 301), Rota do Sol (RN 063), Av. João Medeiros Filho (RN 302) e o prolongamento da Av. Prudente de Morais.

Estão sendo instalados equipamento modernos de monitoramento, compreendendo Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV), que age disciplinando a velocidade máxima estabelecida na via; Redutor Eletrônico de Velocidade (REV), responsável por monitorar pontos onde a velocidade deve ser reduzida abaixo do que se estabelece o padrão da rodovia; e o Controlador Eletrônico Misto (CEM), que funciona fiscalizando avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre e velocidade ao passar pelo cruzamento.

Natal (RN), 15 de julho de 2022.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO – DETRAN