Natal enfrenta problemas com chuvas há 66 anos

As fortes chuvas que caíram na capital potiguar provocaram uma série de transtornos para os natalenses. Avenidas inteiras foram interditadas, crateras se abriram, casas foram inundadas, famílias ficaram desalojadas e imóveis foram interditados. Esse é o cenário de caos vivenciado em Natal ao longo dos períodos chuvosos das últimas sete décadas, conforme registram as páginas da Tribuna do Norte desde 1956. Hoje, 66 anos depois, os problemas são os mesmos diante das chuvas intensas que ocorrem quase que ininterruptamente há uma semana.

As chuvas mais recentes provocaram a cheia de 12 lagoas de captação na capital, o que vem causando estragos para quem vive no entorno dos canais de tratamento. A cena se repete ao longo de muitos anos, diz João Soares, morador do loteamento José Sarney, na zona Norte de Natal. João já morava na área em 1998, na maior chuva dos últimos 24 anos, quando o transbordo da lagoa devastou as casas da comunidade. “Foi desesperador na época, a água cobriu o muro das casas, invadiu minha casa toda. Hoje, infelizmente, o desespero continua, tirando a rua que foi calçada, não mudou nada. A lagoa continua igual”, afirma.

Há mais de uma semana, desde o sábado (2), a rotina do mecânico Marcos Ribeiro, que mora no José Sarney há 14 anos, se resume a jogar móveis danificados no lixo, retirar a lama de dentro de casa e calcular o prejuízo. Além da perda de sofá, armários, guarda-roupas e eletrodomésticos, o mecânico diz ainda que a água estragou cinco motores nos quais ele fazia consertos. O prejuízo já passa dos R$ 30 mil. “Tinha esse trabalho aqui para fazer, mas e agora? Vou dizer o que para os clientes? Perdemos tudo, o que você está vendo aqui são coisas que eu já comprei agora, mas aqui ninguém dorme. Estamos abandonados aqui”, relata.