América a um passo da classificação

O América terá a oportunidade, hoje, de dar mais um passo decisivo em busca do grande objetivo do clube na temporada. A equipe vai entrar em campo para enfrentar o Crato-CE precisando apenas de uma vitória na Arena das Dunas para carimbar a classificação para a segunda fase da Série D do Brasileiro. O treinador Leandro Sena além de vencer, terá a missão de administrar bem a situação do grupo já de olho no mata-mata, uma vez que do grupo convocado para a partida, que tem o início previsto para às 19 horas, nada menos que dez atletas estão pendurados pelo segundo cartão amarelo.

Como vem encontrando dificuldades na contratação de reforços, uma vez que os atletas procurados vêm mostrando resistência em atuar na Série D, o treinador alvirrubro terá de desenvolver um plano para proteger os seus atletas de uma possível suspensão no primeiro jogo do mata-mata. Como irá fechar a participação na primeira fase diante do Sousa, no próximo final de semana, a equipe potiguar terá a oportunidade de limpar boa parte do elenco do risco de suspensão, mandando à Paraíba uma equipe alternativa.

A lista de pendurados conta com William Marcílio, o goleiro Bruno, Felipinho, Edson Silva, Jean Pierre, Alexandre, Rafael Carioca, Araújo, Allef e Wallace Pernambucano.

Como as chances de passar numa das duas primeiras colocações do grupo 3 são remotas para o clube potiguar, a questão faria pouca diferença. Se classificando na terceira ou quarta colocação, o América fará a primeira partida do mata-mata em Natal e a segunda e decisiva, na casa do adversário que virá do grupo 4 e poderá ser o Lagarto, ASA, Santa Cruz-PE ou Jacuipense.

Leandro Sena não esconde a expectativa que o grupo vem sentindo, aguardando o momento de a bola rolar. O clube que enfrentou uma campanha de altos e baixos e não conseguiu passar a confiança que os torcedores desejavam, vai entrar em campo disposto a passar uma borracha em todos os momentos ruins e a desconfiança que enfrentaram dentro dessa primeira fase da competição.

“A expectativa é a maior possível e todos no América estão confiantes de que, com a presença do nosso torcedor na Arena das Dunas, a gente consiga a classificação fazendo com que o grupo dê mais um passo na conquista desse tão sonhado acesso”, afirmou o treinador.

Como não gostou do comportamento ofensivo da equipe no empate sem gols diante do Afogados, em Pernambuco, na última rodada, a preocupação de Sena durante toda semana de trabalho foi ajustar os trabalhos de conclusão a gol. O clube se tivesse aproveitado metade das oportunidades criadas naquele jogo, hoje poderia entrar em campo numa situação bem mais confortável e ainda brigando de forma direta por uma das duas primeiras colocações.

“Venho buscando passar muita tranquilidade aos nossos atletas, para que eles possam fazer o melhor que podem no campo, com mais calma para finalizar bem as jogadas no sentido de marcar os gols que vêm sendo criados pelo nosso setor ofensivo. Estamos respeitando o adversário, sabemos que teremos um compromisso difícil, mas a Arena das Dunas tem sempre de ser encarada como a fortaleza do América e será aqui que vamos buscar a passagem para segunda fase”, disse.

A saída de Zé Eduardo, na opinião do comandante alvirrubra, será sentida pela qualidade que o atleta agregava ao elenco, mas a tendência é a equipe manter a força no ataque, uma vez que esse é um dos setores mais bem servidos do atual grupo.

“Devemos mandar a campo uma equipe considerada mais leve e mais ofensiva, para buscar o resultado que nos interessa desde o primeiro minuto.  Apesar de termos perdido Zé Eduardo durante a semana, nós temos opções dentro do elenco que podem suprir essa vaga e marcar os gols que a nossa equipe tanto necessita para cumprir as suas metas dentro da competição”, afirmou.

Para garantir a presença na segunda fase, o América necessita de uma combinação de resultados simples, basta bater o adversário na Arena das Dunas e torcer para que o Afogados não consiga derrotar o Icasa, no estádio Romeirão-CE. Neste sentido, a tabela da CBF foi complacente com os potiguares, que quando entrarem em campo já vão saber exatamente o que fazer, uma vez que o compromisso do Afogados, no Ceará, tem o início previsto para às 17 horas.

A briga pela quarta vaga está restrita ao duelo entre potiguares e pernambucanos. Mesmo conseguindo chegando na última rodada vivo na luta para marcar presença no mata-mata, os matemáticos do site Chance de Gol classificam a possibilidade de o Crystal avançar como desprezível. Hoje a probabilidade de classificação dos paraibanos se encontra na ordem de 0,3%. Neste caso, o favoritismo é todo do Alvirrubro, que possui 89.8% de chance para ficar com a vaga, seguido de forma distante pelo Afogados com 13,1%.

O Crato vai enfrentar o América, com quem empatou na fase de ida, com apenas cinco dos 36 pontos disputados pelo clube na Série D. A julgar pelo desempenho da equipe como visitante, o torcedor americano tem bastante razão para se mostrar com um forte otimismo, uma vez que o Crato perdeu todas as partidas que realizou como visitante fora do Ceará.

Ficha técnica:
Árbitro: Victor Lucas Pereira Silva (GO)
Assistentes: Reinaldo de Souza Moura (RN) e Débora Rayane Fernandes Martins (RN)
Horário: 19 horas.
Local: Arena das Dunas

América:

Bruno, Allef, Jean Pierre, Rômulo e Rafael Carioca; Bebeto, Araújo e Téssio; Iago, Wallace Pernambucano e Elvinho. Técnico: Leandro Sena.

Crato:

Celismar, Helber, Wanderson,  Jean e Ramon; Tafarel, Marley, Gladson Souza e Brendon; Hudson e João Victor.  Técnico: Ítalo Souza.